Separe em casa o resíduo comum do reciclável

PUBLICIDADE
Contribuir com a limpeza pública e ainda dar uma força para a preservação do meio ambiente é bem mais fácil do que muitas pessoas imaginam.
reciclável
PUBLICIDADE

Basta separar os resíduos que geramos em nossas casas, aquilo que chamamos de lixo, em duas frações: o comum e o reciclável.

É importante saber dessa diferença porque nem tudo que vai para o cesto de lixo é lixo. Os resíduos de banheiro, como papel higiênico, fraldas, absorventes, hastes de algodão devem ir para o lixo comum. A mesma coisa deve ser feita com a parte de baixo da caixa de pizza, pois, como geralmente fica suja por causa ou do recheio, não dá para ser aproveitada como material reciclável. E falando em reciclagem, a parte de cima da caixa de pizza, desde que esteja limpa – sem nada grudado –, pode e deve ser separada junto com outros materiais recicláveis para que seja recolhida caminhão da coleta seletiva.

Ainda a respeito da reciclagem, caso na rua onde você mora este serviço ainda não seja realizado, vale a pena checar onde fica o ecoponto ou cooperativa mais próximo. Todo o material reciclável pode ser colocado em um único saco, pois é nas centrais de triagem conveniadas à prefeitura que eles serão separados. Uma dica. Cuidado para que não vá nenhuma sujeira junto e não use latinhas de bebidas, feitas de alumínio que é um material 100% reciclável, como cinzeiro.

Agora, com os resíduos comum e reciclável separados, o próximo passo é saber os dias e horários que cada um dos serviços é prestado. Para isso, basta entrar no site da Ecourbis Ambiental – www.ecourbis.com.br – e procurar a página “Horário da Coleta”. Ali, basta digitar o endereço ou CEP e informações detalhadas sobre os dias da semana e horários que os serviços de coleta de resíduos comum e reciclável são realizado são fornecidas automaticamente.

Vale lembrar que a separação e envio de materiais recicláveis para a reciclagem contribui para a preservação do meio ambiente, pois reduz a necessidade de utilizar mais recursos naturais para fabricar novos produtos. Além disso, com menos materiais indo para aterros sanitários, o tempo de vida útil desses empreendimentos é ampliada.

Uma das dúvidas da população na hora de descartar lixo comum é sobre podas de jardins e arbustos.

Primeiro, é importante ressaltar que a poda ou remoção de árvores nas calçadas é de responsabilidade única da Prefeitura e que, em muitos casos, ainda envolve a concessionária de energia, quando a copa atinge e a fiação e pode gerar riscos. Assim, se o interesse do cidadão for por podar a árvore em área externa a sua casa, é preciso solicitar o serviço pelo telefone 156.

Nas áreas internas das casas e condomínios, os cuidados com jardins são de responsabilidade dos moradores e proprietários. Nesses casos, as sobras com folhagens e galhos podem ser colocados em sacos de rafia, à venda em lojas de material de construção, e disponibilizadas para a coleta de lixo comum.

Mas isso até o limite de um saco. Se a área ajardinada for grande, gerar muitos resíduos, será preciso contratar uma caçamba, regularizada, para dar destinação correta ao material. As sobras de podas também podem ser encaminhadas aos ecopontos da cidade, que funcionam diariamente. A entrega nesses endereços é gratuita, mas também limitada a 1 metro cúbico por dia.

Mais uma dica. Móveis e objetos volumosos sem uso não devem ser encaminhados para a coleta de resíduos comum ou reciclável. Se os itens estiverem em condições de uso, podem ser encaminhados à doação. Mas, em geral, quando são descartados, estão quebrados, muito desgastados ou usados e precisam de destinação final correta. Evite entregar a “carroceiros” independentes, porque há o risco de esse material ser despejado irregularmente em alguma esquina, alguma área pública.

LEIA TAMBÉM: Alessandro Guedes preside audiência pública que propõe melhorias para o Parque do Carmo – Fato Paulista

Novamente, a melhor saída para pequenas quantidades são os ecopontos. Em grandes quantidades, contrate caçambas regularizadas.

Outra maneira de descartar corretamente é ficando atento ao serviço de Cata Bagulho. No site da Prefeitura de São Paulo – https://www.capital.sp.gov.br há informações sobre os dias e horários do serviço Cata-Bagulho. Essa operação especial da Prefeitura faz a coleta de itens indesejados como colchões, sofás, poltronas. As espumas que compõem esses itens não são recicláveis, bem como tecidos, madeiras e outros componentes que precisam ter descarte correto.

 

PUBLICIDADE

Deixe um Comentário