Escolas de Samba da Zona Leste abrem o Carnaval paulistano

PUBLICIDADE
Das 11 escolas do Grupo de Acesso 2, 6 são da região leste da cidade
PUBLICIDADE
Escolas de Samba da Zona Leste
Fotos Felipe Araújo – Liga SP

No desfile de ontem dia 03 de fevereiro no Sambódromo do Anhembi o destaque foi para as seis Escolas de Samba da Zona Leste que mostraram a que veio com enredos criativos e de grande apelo popular. A Uirapuru da Mooca mostrou um desfile com muito luxo, riqueza em detalhes e muita organização. Surpreendeu também pelo enredo em que homenageou a tradicional agremiação carioca Mocidade Independente de Padre Miguel.

Quinta escola a se apresentar foi apontada pelos comentaristas da noite como a melhor escola, candidata ao título, apesar que -segundo os analistas – pode ter perdido alguns décimos na cronometragem.

Escolas de Samba da Zona Leste
Fotos Felipe Araújo – Liga SP

Seguindo a toada de homenagens, a Amizade da Zona Leste trouxe um enredo homenageando o fundados da tradicional Escola de Samba Rosas de Ouro, o lendário Eduardo Basílio. Foi a quarta escola de samba a se apresentar, porém analistas apontaram possíveis falhas na apresentação do enredo e até um possível ‘problema na pasta’ entregue aos jurados.

Fotos Felipe Araújo – Liga SP

Outra agremiação da Zona Leste que poderia surpreender é a Imperatriz da Pauliceia. Apadrinhada pelo veterano vereador Gilson Barreto, a agremiação da avenida Gamelinha, trouxe o  enredo Maracatu, Bendito é o seu Rito”. O destaque foram as fantasias bem desenvolvidas, com carros alegóricos bem acabados, porém um dos carro com um escultura com o braço quebrado, pode gerar uma penalização para a agremiação, que pode afetar o resultado.

A tradicional Unidos de São Miguel, estreou no Anhembi abrindo a noite de desfiles com o enredo “Um Principe Negro na Corte dos Esfarrapados”. Segundo analistas trouxe um carnaval linear, “sem correr riscos” e com um enredo bem desenvolvido, com destaque para a última ala que trouxe passistas interpretando moradores de rua. Pode surpreender!

Abordando a ‘luta dos trabalhadores brasileiros’, a Unidos de São Lucas volta a desfilar no Anhembi (já foi do grupo Especial) com o enredo “Canto das Três Raças, o Grito de Alforria do  Trabalhador”. Foi a segunda escola a desfilar com o experiente carnavalesco Fernando Dias, que já integrou escolas do Grupo Especial. A agremiação vem bem de alegorias com dois carros bem acabados, porém com um quadripé que segundo analistas ‘não veio com bom acabamento”.  Apresentou o sofrimento do trabalhador desde a escravidão até os dias de hoje. Deve permanecer no grupo.

Fotos Felipe Araújo – Liga SP

A sétima escola a desfilar foi Primeira da Cidade Lider, fundada por um dos mais lendários sambistas da Zona Leste, Odair Fala Macio. Dos tempos do ‘seu Odair” a agremiação passou por diversas fases, desde o tempo que desfilou na Avenida dos Metalúrgicos, no final dos anos 90, passou por punições e nos últimos anos, com Mario Alves Lucas na presidência se consolidou como uma das grandes forças do carnaval da Zona Leste.

Neste ano volta a homenagear “uma grande carioca”. No ano passado trouxe um enredo sobre Acadêmicos do Salgueiro e para este carnaval entoou ‘o manto azul e branco da Portela’.

O enredo “Salve ela! A Majestade do Samba Portela”, fez menção a Nossa Senhora Aparecida, atraiu uma grande torcida liderense nas arquibancadas do Anhembi, mas pode perder pontos no quesito evolução.

Vale ressaltar que este texto-análise abordou as Escolas de Samba da Zona Leste mas o Grupo Acesso 2 trouxe outras 5 escolas de samba com grandes potenciais para subir, como as tradicionais Unidos do Peruche e X-9 Paulistanas e as aguerridas Imperador do Ipiranga, Camisa 12 e Morro da Casa Verde.

LEIA TAMBÉM:Carnaval 2024 – Blocos de rua desfilam em Itaquera neste final de semana – Fato Paulista

PUBLICIDADE
fotoluizmario

Deixe um Comentário