As festas de fim de ano e a geração de residuos

PUBLICIDADE
Com a chegada das festas de final de ano, a troca de presentes, produção de almoços ou jantares mais elaborados e compras de última hora aumentam consideravelmente.
geração de residuos
PUBLICIDADE

geração de residuosNaturalmente, todo esse movimento acaba resultando em uma maior geração de resíduos, tanto de lixo comum, como restos de alimentos, frutas, verduras e legumes; quanto de recicláveis, aí incluídas os diversos tipos de embalagens.

Além do desafio de tentar reduzir a geração de resíduos, pois muitas vezes é indicativo de uma compra realizada por impulso, cada família deve ter em mente a importância de separar os materiais recicláveis e destiná-los para a coleta seletiva.

Na hora de presentear, o ideal é evitar levar para casa as sacolas e até mesmo dispensar e embalagens de difícil reciclagem, como as de acrílico ou celofane.

Separe todos os materiais recicláveis usados nesse processo: papéis limpos e secos, embalagens longa vida, garrafas, pet, vidros, metais (latas de aço ou alumínio), e coloque todos em um único saco. Depois, consulte o horário que o serviço de coleta seletiva é realizado em seu endereço.

Nas zonas sul e leste, a coleta de materiais recicláveis e também a do lixo comum são realizadas pela Concessionária Ecourbis Ambiental. No site www.ecourbis.com.br existe uma ferramenta para consultar os horários e dias que os serviços são prestados: “Horário de Coleta” – https://www.ecourbis.com.br/coleta/index.html.

ACESSE TAMBÉM: Fato Paulista (@fatopaulista) • Fotos e vídeos do Instagram

Alertas

 

Evite colocar o lixo comum ou o reciclável em horários com previsão de chuvas fortes, pois os sacos podem ser levados pela enxurrada e aumentar o risco de entupimento de bueiros.

Diariamente, perto de 12 mil toneladas de lixo são produzidas pelos cidadãos paulistanos em suas residências. O número é impressionante, e as estimativas são de que aproximadamente 40% de todo o volume poderia ser reciclado. Infelizmente, porém, os números oficiais mostram que menos de 5% de todo o resíduo domiciliar gerado na capital paulista é direcionado às cooperativas de reciclagem.

Separar o lixo gerado em casa contribui para a preservação do meio ambiente e gera renda para as famílias dos cooperados que trabalham nas cooperativas de reciclagem.

 

 

LEIA TAMBÉM: 41° Preto & Branco reúne a nata do futebol e da história itaquerense – Fato Paulista

PUBLICIDADE

Deixe um Comentário