Vereadora dra. Sandra Tadeu homenageia cientistas com o Prêmio Ruth Sonntag Nussenzweig

PUBLICIDADE
Prêmio é concedido para mulheres cientistas, médicos ou profissionais da saúde, que tenham se destacado no avanço da medicina
PUBLICIDADE
São Paulo, 07 de dezembro de 2022.
Sessão Solene para a Entrega do Prêmio Ruth Sonntag Nussenzweig.
Foto: Afonso Braga
@afonsobraga.ab
Créditos Obrigatórios. Todos os direitos reservados conforme lei de direito Autoral Número 9.610.

A vereadora dra. Sandra Tadeu, que é médica pediatra e sanitarista, é a autora da Resolução nº 19/2021, que institui o Prêmio Ruth Sonntag Nussenzweig, que tem como objetivo homenagear mulheres cientistas, médicas ou profissionais da saúde que se destacaram no setor de pesquisa científica ou no avanço da medicina. Nesta primeira edição, realizada no dia 7 de Dezembro, foram homenageadas cinco profissionais, entre elas a cientista Ester Cerdeira Sabino e as médicas Albertina Duarte Takiuti, Carmen Lúcia Albuquerque de Santana, Carmen Simone Diniz e Thais Mauad.

A parlamentar apresentou o projeto, logo depois de conhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no qual mais de 60% dos profissionais são mulheres que se dedicam ao conhecimento científico e a trazer avanços que contribuem significativamente para a qualidade de vida das pessoas, seja de imediato – como no caso da criação da vacina contra a Covid-19 – seja no médio e no longo prazo.

São Paulo, 07 de dezembro de 2022.
Sessão Solene para a Entrega do Prêmio Ruth Sonntag Nussenzweig.
Foto: Afonso Braga
@afonsobraga.ab
Créditos Obrigatórios. Todos os direitos reservados conforme lei de direito Autoral Número 9.610.

“Conheci o Instituto por meio da professora doutora Ester Sabino – homenageada nesta edição -, que coordenou o grupo de pesquisadoras brasileiras responsáveis pelo sequenciamento do genoma do novo coronavírus em 48 horas, sendo que em outros países, levava-se 15 dias para obter o mesmo resultado”, disse. “O trabalho que essas mulheres desenvolvem precisa ser mostrado para o Mundo”, ressaltou.

A médica e pesquisadora Ruth Sonntag Nussenzweig, que dá nome ao prêmio, nasceu na Áustria, em 1939 e aos 11 anos veio para o Brasil com seus pais médicos, fugindo da perseguição nazista. Ela se formou em medicina pela USP e fez sua trajetória na pesquisa com estudos sobre a doença de Chagas e contribuições importantíssimas no desenvolvimento da vacina contra a malária. A professora e pesquisadora faleceu em 1º de abril de 2018, deixando um grande legado para a ciência.

 

PUBLICIDADE

Deixe um Comentário