O tema central do debate foi a necessidade de maior planejamento e melhoria da infraestrutura urbana na região.
“As pessoas têm que entender o que é o Plano Diretor e que a partir dele vamos encaminhar o desenvolvimento da cidade de maneira equilibrada. O Plano Diretor vai dar essas diretrizes e é muito importante que as pessoas participem e cobrem do Poder Público os compromissos e as metas que foram acertadas”, pontuou a vereadora.
Presente à audiência pública, a subprefeita de Itaquera, Silvia Regina, exaltou a realização da revisão do PDE no bairro. “A avaliação é muito positiva, até porque nós nunca tivemos essa abertura de trazer para cá, para Itaquera, essa audiência. Gostaria até que viessem mais vezes, para que a população pudesse falar, para que a população fosse ouvida e pudesse expressar aquilo que Itaquera precisa”, finalizou.
Participou também da audiência, Clayton Teixeira, representante da SMUL (Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento), que fez uma breve apresentação. “Estamos revisando esse plano que é de 2016. As metas acatadas serão aplicadas até 2029”, disse.
Diversos moradores fizeram uso da palavra para reivindicar melhorias no bairro. Especificamente sobre questões relacionadas à revisão do PDE, as principais demandas giraram em torno da necessidade de mais equipamentos públicos em Itaquera e melhoria na infraestrutura urbana, principalmente próxima aos conjuntos habitacionais da região.
“Não é simplesmente colocar um monte de gente num prédio de 15, 20 andares com milhares de famílias e não dar suporte e infraestrutura para essas pessoas. Não estão olhando para o social”, argumentou Vânia Lúcia Ferreira, da Associação Jardim Pedra Branca, citando a necessidade de mais equipamentos de saúde e educação que atendam a população local.
Também houve reivindicação relacionada à verticalização de Itaquera e à piora do trânsito ocasionada pelo aumento populacional no bairro. “Itaquera é uma região que vem se verticalizando, muitos prédios, novos prédios, muitos moradores e o viário não vem acompanhando. Ou seja, hoje os congestionamentos são muito grandes”, exemplificou José Carlos Medeiros, representante do Grupo Casa Rosada, durante o debate.
Outros temas levantados na Audiência Pública, realizada na primeira semana do mês, foram o combate às enchentes, proteção ao meio ambiente e zeladoria do bairro.