UTILIDADE PÚBLICA: Prefeitura realiza ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama neste mês

PUBLICIDADE
“Mudando os hábitos no combate ao câncer” é o tema da campanha Outubro Rosa deste ano; a programação segue ao longo do mês em todas as regiões da cidade e incluirá eventos como palestras, rodas de conversa, oficinas, grupos e outros, inclusive com a abertura das UBSs no dia 19 (sábado)
prevenção ao câncer de mama
PUBLICIDADE

15/10/2024 – Neste mês de outubro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reafirma o compromisso com a saúde das mulheres por meio da campanha Outubro Rosa, que tem como tema “Mudando os hábitos no combate ao câncer”.  A iniciativa busca conscientizar sobre a importância do diagnóstico e prevenção do câncer de mama. Ao longo do mês, uma programação diversificada será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todas as regiões da cidade, com foco na orientação sobre o câncer de mama, englobando atividades educativas, exames preventivos e ações de promoção à saúde.

prevenção ao câncer de mama

 

Na última segunda-feira (14), as atividades foram intensificadas pelo secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, que acompanhou o Mutirão no Centro de Exames da Mulher (CEM), localizado na rua La Pena, 75, em Itaquera, zona leste da capital.

 

No sábado, dia 19 de outubro, todas as UBSs estarão abertas das 8h às 17h para realizarem a coleta de citologia, encaminhamento para mamografia, avaliação bucal, além de outras ações educativas.

 

Entre as ações, grupos terapêuticos que abordarão hábitos alimentares saudáveis, mutirões para coleta de Papanicolau e palestras sobre a importância do autoexame e métodos contraceptivos. Além disso, serão realizadas oficinas de artesanato, atividades físicas e rodas de conversa focadas no bem-estar, na prevenção de doenças e no empoderamento feminino. Essas iniciativas visam oferecer suporte integral à saúde da mulher, com foco na prevenção e qualidade de vida. Para participar basta conferir a programação na unidade de referência.

 

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil e no mundo, e sua detecção em estágios iniciais é essencial para o tratamento eficaz e o aumento das chances de cura. A Secretaria tem investido em ações que ampliam o acesso a exames de mamografia e ultrassonografia, fundamentais para o diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama

A rede municipal de saúde oferece atendimento especializado com equipes treinadas para garantir o cuidado integral, desde a prevenção até o tratamento da doença. Todas as 475 UBSs da cidade estão preparadas para, durante todo o ano, acolher e orientar as mulheres, facilitando o agendamento de exames preventivos.

LEIA TAMBÉM: Outubro Rosa: estudo estima mais de 70 mil novos casos de câncer de mama no Brasil ainda este ano – Fato Paulista

Ao longo deste mês, a SMS intensifica a sensibilização para que as mulheres realizem o autoexame e procurem atendimento médico diante de qualquer alteração, fortalecendo a cultura da prevenção do câncer de mama.

O uso da tecnologia também tem sido um grande aliado no acompanhamento das pacientes. Com ferramentas como o app e-Saúde SP, as mulheres podem acessar informações sobre seus exames e consultas de forma prática e ágil, garantindo maior controle sobre sua saúde.

 

Centro de Exames da Mulher

Atenta às necessidades da saúde integral da mulher, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou em 24 de junho deste ano o primeiro Centro de Exames da Mulher (CEM) da capital, localizado em Itaquera. Focado no atendimento das demandas de exames preventivos solicitados pelas UBSs, uma das propostas do centro é que todos os procedimentos sejam agendados para um mesmo dia, inclusive, aos sábados, otimizando assim o tempo das pacientes e proporcionando-lhes mais conforto, acessibilidade e saúde.

 

O CEM oferta 14 tipos de exames, entre eles ultrassom geral, densitometria óssea, mamografia, estudo urodinâmico completo, histeroscopia diagnóstica, colposcopia, vulvoscopia, histeroscopia diagnóstica e biópsia percutânea além das ultrassonografias mamária, abdômen total, transvaginal pélvica, rins, vias urinárias, tireoide e doppler vascular. Os exames mais realizados são os ultrassons de mama, abdômen e transvaginal.

O equipamento também conta com o Serviço de Referência da Mama (SRM), para prevenção do câncer de mama. E desde a inauguração já ofertou mais de 500 consultas com mastologista.

 

Outro grande diferencial é a possibilidade de a paciente obter, ainda, o resultado da maioria dos exames no mesmo dia.

As exceções são os exames de mamografia e densitometria óssea, que ficam disponíveis em 48 horas. Porém as pacientes têm acesso às imagens no mesmo dia.

 

Desde a inauguração, o equipamento tem atendido principalmente mulheres entre 25 a 55 anos de idade. O CEM realizou mais de 7 mil procedimentos.

 

Agilidade, Qualidade e Tecnologia

“Com atendimento humanizado e equipamentos de última geração, estamos conseguindo alcançar o nosso maior objetivo, que é proporcionar a realização de vários exames em um mesmo dia, facilitando assim a vida das pacientes. Trata-se de um conforto para elas”, afirma o gerente do CEM, Roberto Cavalcante, que possui 20 anos de atuação na área diagnóstica da rede pública municipal.

 

Roberto salienta que, apesar do objetivo central ser o atendimento da demanda da zona leste, as vagas excedentes ficam disponíveis para a rede municipal ofertar para outras regiões da cidade. Atualmente, entre os bairros que mais demandam exames no CEM estão Itaquera, Tiradentes, Guaianazes, Itaim Paulista e São Miguel.

 

Para atender à demanda da região, 50 profissionais de saúde atuam no equipamento, entre médicos mastologistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, técnicos em farmácia, técnicos de radiologia, entre outros.

 

Acolhimento e conforto

“Realizar os exames próximo de casa agiliza a vida das mulheres que possuem muitas tarefas. Além desse benefício, o atendimento humanizado dos profissionais e a rapidez na realização dos exames chamaram a atenção”, afirma Silvanea Pinheiro Moitinho, 53 anos, técnica de enfermagem que atua há 25 anos no Sistema Único de Saúde e mora na zona leste.

 

“Como tenho displasia mamária, uma vez por ano tenho que fazer os exames como mamografia e densitometria óssea. No CEM eu fiz o exame em meia hora, foi bem rápido, quero muito continuar a fazer o controle aqui.”, comenta a técnica de enfermagem.

 

A auxiliar de administração Jaqueline Inácio da Silva, 41, foi pela primeira vez ao CEM para realizar exames de mamografia, ultrassom das mamas e transvaginal. “Como já tive nódulos benignos de mama e tenho casos na família, preciso sempre realizar esses exames”, conta. Ela avalia que, como moradora da região leste, a presença desse equipamento para a saúde da mulher facilita muito o cuidado. “Levei apenas 15 minutos para chegar, o equipamento está bem localizado, é bonito e tem serviços bem estruturados, com atendimento ágil e atencioso”, enumera.

 

PUBLICIDADE

Deixe um Comentário