As 10 tendas da Operação Altas Temperaturas (OAT) fizeram 179.295 atendimentos desde a última terça-feira (11). Com o calor intenso, a ação preparada pela Prefeitura de São Paulo para intensificar os cuidados e a rede de proteção e acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade segue nesta segunda-feira (17), das 10h às 16h.
Entre terça-feira (11) e domingo (16), foram distribuídos 364.421 itens, sendo 230.708 garrafas de água, 34.514 copos de chá gelado, 40.179 frutas e, além disso, 59.020 copos de água foram consumidos nos bebedouros disponibilizados pela Sabesp nas 10 tendas.
Durante os trabalhos, 507 pessoas com pets receberam orientações sobre cuidados com o calor intenso, 464 animais foram atendidos e distribuídos 305 potes com água.
Ativada sempre que a temperatura ou sensação térmica atingem 32ºC, a Operação Altas Temperaturas atende a população paulistana em 10 tendas montadas em pontos estratégicos da cidade e acolhe qualquer pessoa que queira um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar. Além de descansar, os cidadãos têm acesso à água e, se quiserem, chás, sucos gelados e frutas. As tendas também contam com espaço para atendimento e orientação aos munícipes quanto aos cuidados necessários com os animais em dias de calor intenso.
Orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) também prestam atendimento nas tendas, além do trabalho que é realizado de busca ativa, que é realizado cotidianamente nas ruas da cidade, ofertando acolhimento em equipamentos da rede socioassistencial e encaminhamento para outras demandas apresentadas.
A Operação Altas Temperaturas é uma ação intersecretarial, com participação das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), que conta ainda com apoio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).
Previsão do tempo
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), hoje a máxima alcança os 35°C. O forte calor predomina no decorrer da semana. Há previsão de novos recordes de temperatura máxima. A maior máxima média na cidade nesse ano, 33,6°C, foi registrada no dia 22 de janeiro.
Endereço das tendas
Região Central – Praça da República e Praça Marechal Deodoro
Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
Região Norte – Santana (Praça Heróis da FEB, s/n) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
Região Leste – Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n); Itaquera (Av. Musgo com Flor x Avenida Imperador); e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
Região Oeste – Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)
LEIA TAMBÉM: Smart Sampa ajuda a encontrar central clandestina de triagem de entulho – Fato Paulista