“Se diagnosticado no início, o câncer de mama tem cura”. Essa foi a principal mensagem do evento realizado pela Subprefeitura Itaquera; “Amiga, se Toque!” que aconteceu no dia 1º de outubro no cineteatro da Sub. O evento que reuniu mulheres, lideranças femininas e profissionais da saúde fez parte das ações do Outubro Rosa, mês de orientação, apoio e alerta sobre o câncer de mama um dos que mais acometem mulheres no Brasil e que se diagnosticado no início tem cura.
Quem esteve no local relatou que o clima foi de emoção, motivação e alertas sobre a importância do toque no diagnóstico do câncer de mama.
A iniciativa do evento foi da Subprefeita Silvia Regina que falou sobre a importância do diagnóstico precoce e da importância de uma rede de apoio para acolher mulheres que estão em tratamento. “Estamos aqui hoje para que saibam que não estão sozinhas. Se você está em tratamento ou conhece alguém que esteja, saiba que o câncer de mama tem cura” disse Silvia Regina em um de seus pronunciamentos.
Presentes ao evento como convidadas palestrantes; a Doutora Nilza Maria Piassi, Coordenadora de Saúde Leste que falou sobre o tema “A medicina a favor das mulheres”, Evelin Perez, psicóloga que falou sobre Ressignificação e a Neuropsicopedagoga Eliane Franco que deu importante depoimento pessoal sobre diagnóstico, cura e superação de dois tipos de canceres, um deles de mama.
Para fortalecer a corrente de proteção e apoio, as mulheres presentes receberam um broche feito de fita rosa e alfinete de proteção, símbolo do outubro rosa, e uma colocou o broche na roupa da outra.
Na oportunidade foi inaugurado o Espaço Rosa, uma sala dedicada as mulheres, e que será local de acolhimento com atividades, oficinas, bate-papo e trocas de experiências.
A fita inaugural foi descerrada pela Subprefeita Silvia Regina de Almeida, pela Doutora Nilza Maria Piassi, pela funcionária Pública Sandra Aparecida Dos Anjos Cano, que representou as mulheres da SubItaquera, e pelas ativistas Sociais Débora Serra e Roseli Pavan que representaram as mulheres da região que são líderes e que tem como missão acolher, proteger e orientar outras mulheres.
O Espaço Rosa fica ao lado do Cat-e e poderá ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.