Solenidade na Assembleia Legislativa marca os 11 anos da Acaapesp

PUBLICIDADE
O evento foi marcado pela pluralidade, pois diversos segmentos societários estavam representados: empresários, intelectuais, líderes indígenas, autoridades políticas e militares de todo o Brasil, além de outros segmentos como entidades de apoio aos imigrantes, associações de bairro e culturais.
PUBLICIDADE

Era 23 de maio de 1932 quando jovens que faziam parte de uma manifestação invadiram a Liga Revolucionária, sede de um órgão que apoiava a Revolução de 1930 em São Paulo. Os responsáveis pela instituição replicaram a ação dos jovens com um combate armado, onde quatro jovens foram mortos e vários outros foram feridos. O nome desses jovens eram Mario Martins de AlmeidaEuclides MiragaiaDráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade.

Em homenagem aos jovens paulistas mortos no confronto, foi criado o movimento contra o governo ditatorial de Getúlio Vargas com a sigla MMDC. Esta sigla remetia às iniciais dos nomes de cada jovem, como eram chamados ou conhecidos, por seus camaradas nas manifestações: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo.

E 79 anos depois, em 23 de maio de 2011, homens e mulheres, liderados por Alan Montoro, Jornalista Sérgio Osicran e Arquiteta Camila Gonzales fundaram uma entidade visando não uma revolução armada, mas uma revolução de ideias e de conceitos. As armas destes ‘revolucionários’, eram as palavras, o amor e o ideal por uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. Assim em 23 de maio de 2011 fora fundada a primeira e até hoje única entidade classista em prol dos direitos dos assessores políticos: a Acaapesp- Associação dos Consultores, Assessores e Articuladores Políticos do Estado de São Paulo. Hoje consolidada, a entidade, está presente com sedes regionais em mais de 100 cidades paulistas e em 14 estados, com mais de 15 mil associados.

Na segunda feira dia 23 último, o Auditório Paulo Kobayashi na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ficou completamente lotado para a solenidade comemorativa aos 11 anos da Acaapesp. Lideranças, autoridades e personalidades de todo o país estiveram lá. O evento foi marcado por muita emoção e se tornou uma ‘aula magna’ de ativismo social e ideológico.

O diretor-fundador Jornalista Sérgio Osicran, como tradicionalmente o faz, foi o mestre de cerimônias e abriu o evento lembrando sobre a fundação da entidade e a luta dos jovens: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Osicran fez questão de agradecer o deputado estadual Teotônio Barba, que se empenhou pela sessão do auditório

A solenidade foi marcada por homenagens, muita reflexão em prol da categoria dos assessores políticos e manifestações de apoio a entidade. Um dos primeiros a falar foi o vereador Arnaldo Faria de Sá, anunciado por Sérgio Osicran como o ‘eterno deputado dos aposentados’. ‘Sou um entusiasta da Acaapesp, pois não existe política sem assessor e o parlamentar ou aquele que ocupa cargo no Executivo que não respeitar o assessor tende a encerrar a carreira de forma precoce’, alfinetou.

Vale destacar o grande número de autoridades presentes que fizeram o uso da palavra, cada qual com uma história para contar sobre a Acaapesp. Entre elas o vereador da cidade de Santa Isabel , Jorginho Capoeira, o presidente da Confederação dos Metalúrgicos de Guarulhos, Paulo Cayres, o vereador da cidade de Embu Guaçu, Maicon Rodrigues Siqueira e o policial civil e vereador suplente Bioto, entre outras autoridades.

Um dos momentos de muita emoção foi quando Sérgio Osicran anunciou o presidente Alan Montoro para dar início oficial ao evento. Todos de pé aplaudiram Montoro que durante a sua explanação destacou: ‘Ser acapespiano é um aprendizado diário, aprendemos entre nós, todos os dias recebo lições de vida, lições de luta e exemplos de superação. Sou e serei eternamente grato ao meu irmão Sérgio Osicran, que acreditou em mim para presidir a Acaapesp’, comentou sob muitos aplausos.

O presidente da Acaapesp Jovem, João Abraão, falou sobre a importância do trabalho social desenvolvido pelos jovens em todo o Brasil. ‘Todos os dias aprendo muito com meu pai Sérgio Osicran, passei a vivenciar os movimentos sociais graças a ele. Sei que tanto eu como muitos jovens já estão fazendo a sua parte. Mas precisamos de mais jovens engajados na luta por uma sociedade melhor’, destacou.

Também presente no evento, a presidente nacional do PODEMOS, deputada federal Renata Abreu, lembrou do começo, quando a Acaapesp ainda era ‘um embrião’. ‘Na época recebi o Serginho no CTN – Centro de Tradições Nordestinas – Foi quando ele me apresentou a ideia da Acaapesp e vi que era uma ação visionária que daria bons frutos para a população e não errei, pois hoje está aí ajudando as pessoas e dando frutos em prol do nosso Estado’, comentou.

Assessorada em seu mandato por Alan Montoro, a deputada não poupou elogios ao presidente acapespiano. ‘O Alan é o meu braço direito no mandato, me auxilia, me orienta e faz o nosso partido crescer a cada dia. Hoje o PODEMOS é a terceira maior bancada em Brasília’, ressaltou e ainda falou que ‘o Alan é um politico moderno que alia toda sua visão de futuro ao engajamento social, porém com muita sensibilidade, sempre preocupado com o semelhante. Quando a questão é de saúde pública, o seu engajamento é ainda maior, é impressionante’, assim Renata Abreu encerrou a sua participação.

Já o vereador de Embu Guaçu, Maicon Rodrigues Siqueira, enalteceu todo o trabalho da entidade em prol categoria dos assessores, enquanto o secretário municipal de Esportes, de Búzios, Rio de Janeiro, Tolentino Reis anunciou que pretende levar a Acaapesp para o seu Estado. ‘Precisamos de uma entidade como esta no Rio de Janeiro’, comentou.

A diretora e coordenadora regional do SIFUSPESP -Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo, dra Maria das Neves falou sobre a população carcerária e enfatizou a condição do presos. ‘Mais de 90 por cento dos presos são seres humanos que podem sim ser recuperados e reinseridos na sociedade, incorreram em crimes levados pela condição social. Tenho certeza disso’, falou.

A solenidade também marcou a posse do novo presidente do Departamento de Saúde, Dr. Marcelo Fumio Utsunomiya que substituiu Dr. Uilian Abraão Saad , falecido recentemente. Durante a seu discurso de posse, Dr. Fumio lembrou de seu antecessor e enalteceu a sua trajetória. ‘Vou tentar chegar perto do muito que ele fez, mas ninguém jamais o substituirá’, falou sobe forte emoção. Os demais diretores do Departamento de Saúde também foram empossados

‘A fundação da Acaapesp, foi um marco na história dos assessores políticos do nosso Estado. A história desta categoria se divide em dois momentos: antes e depois da Acaapesp, que valoriza e dá voz a esta categoria, que em sua maioria faz política por ideal’, comentou o presidente do Departamento da Terceira Idade da Acaapesp. Dr. Erinaldo Gomes

Em suma houveram ainda diversos outros depoimentos de autoridades dos mais diversos segmentos societários, como o cacique Alex Werá e o jornalista Sergio Redó, presidente da API – Associação Paulista de Imprensa.

O jornalista de Brasília, Wellington Macedo, que está cumprindo pena com tornozeleira eletrônica falou sobre a liberdade de expressão e criticou o Poder Judiciário.

Antes do encerramento, o chefe de gabinete da Prefeitura de Vargem Grande, Mestre Kalunga fez questão de elogiar o presidente Alan Montoro e o jornalista Sergio Osicran. ‘Hoje sou um ser humano melhor, pois um dia conheci o Alan Montoro e o Serginho. Sou acapespiano com muito orgulho e muita honra’, falou.

‘Hoje começamos aqui uma contagem regressiva para daqui a 10 anos. Toda a diretoria da Acaapesp está empenhada para em 10 anos transformar a nossa associação em uma autarquia. Estamos mantendo contatos, estamos estudando e, pouco a pouco, viabilizando esta possibilidade. A Acaapesp se tornando uma autarquia não será somente em beneficio categoria dos assessores, mas de toda a sociedade’, com esta frase o Jornalista Sérgio Osicran encerrou a sua participação. Mas desfecho da solenidade foi protagonizado por todos os presentes que de mãos dadas, liderados por Alan Montoro, entoaram a palavra de ordem: ‘Vitória! Vitória Vitória Vitória! Vitória!!!!

Foi emocionante.

 

OS HOMENAGEADOS

 

Certificado de Gratidão

  • Inspetor Roni da Polícia Rodoviária Federal
  • Fabio Faria de Sá
  • Vereador de Santa Isabel Jorginho Capoeira
  • Vereador de Embu Guaçu Maicon Rodrigues Siqueira
  • Coordenador do Podemos Marcos Coelho
  • Paulo Cayres
  • Deputado Estadual Barba
  • Assessora do Dep.Estadual Barba Eliana Ribeiro
  • Edison Ignácio
  • Terezinha Maravilhosa
  • Bioto NPN
  • Dr. Renato Del Moura
  • Jarim Lopes
  • Fábio Jabá
  • Secretário de Esportes – RJ Tolentino Reis
  • Jornalista Wellington Macedo
  • Jornalista Evilázio de Jesus
  • Jornalista Luiz Mário
  • Keiko Ota
  • Messias Natal de Souza

 

Os empossados do Departamento Saúde

 

  • Presidente : Dr Marcelo Fumio Utsunomiya (médico ortopedista)
  • Demais diretores:

 

Dr Robinson Toshimitsu Kiyohara (médico ortopedista)

  • Dra Lígia Mayumi Funaki (médica pediatra)
  • Ivan Gonçalves de Lima
  • Gabriel Fernandes Silva
  • Leandro Hattori Pereira
  • Silvio Barbosa
  • Dr. Charles Suassuna
  • Diego Nunes
  • Hugo Felipe

PUBLICIDADE
fotoluizmario

Deixe um Comentário