Sensei Ronaldo Cardoso – 48 anos de história nas artes marciais

PUBLICIDADE
Atualmente Sensei Ronaldo Cardoso é Faixa Preta de Judô 3° Dan; Faixa Preta de Karatê Shotokan (não exerce a função de professor); Faixa Vermelha (Grão Mestre) em Defesa Pessoal Urbana e Faixa Coral (Vermelha e Preta) 7° Dan de Jiu-Jitsu.
Sensei Ronaldo Cardoso
PUBLICIDADE

Foi em um aniversário da cidade de São Paulo em 1975, que com apenas 5 anos de vida, o pequeno Ronaldo junto com o irmão Waltinho, foi levado pelo pai, Walter e pelo padrinho Dr. Domênico ao hoje extinto CMTC Clube para ter o primeiro contato com o Jiu-Jitsu, que na época era chamado de Judô Japonês.

Provavelmente nenhum deles imaginaria que quase meio século depois, um dos meninos se tornaria um dos grandes nomes das artes marciais, com títulos e conquistas internacionais e responsável pela formação de milhares de novos atletas da modalidade.

Foram oito anos no CMTC Clube ao lado do irmão, em 1983 os irmãos receberam um convite para serem transferidos à maior equipe de Judô da época o  ACRE Clube, onde tiveram mais destaque em diversas    competições.

Já graduado na Faixa Preta de Judô, Ronaldo Cardoso começou a treinar Karatê Shotokan. A sua intenção era aprimorar o seu Judô, conquistou a Faixa Preta também no Karatê, mas não desistiu da sua modalidade de origem. Ele frisa que não dá aulas de Karatê.

Na década de 90 começou da dar aulas de Judô na Universidade de Guarulhos e começou também a treinar Jiu-Jitsu com a Equipe Lótus UnG com o Instrutor Evandro (R.I.P.). Chegou a técnico da Seleção de Judô da faculdade. Na mesma época iniciou um trabalho com o Mestre A.C Cruz quando iniciou na formação para se tornar instrutor de Defesa Pessoal Urbana e começar a ministrar aulas na área de Segurança.

Sensei Cardoso como é mais conhecido manteve por 06 anos (1994 – 2000) o Projeto Social Kids Action junto a uma comunidade na cidade de Guarulhos, onde também foi pioneiro ao introduzir o Judô junto as Escolas de Educação Infantil e o 1° também a desenvolver competições inter escolares.

Atualmente Sensei Ronaldo Cardoso é Faixa Preta de Judô 3° Dan; Faixa Preta de Karatê Shotokan (não exerce a função de professor); Faixa Vermelha (Grão Mestre) em Defesa Pessoal Urbana e Faixa Coral (Vermelha e Preta) 7° Dan de Jiu-Jitsu. Também tem vasto conhecimento em outros esportes de contato: Boxe, Greco Romana e Muay-Thai, mas não é Professor.

Vale destacar que entre os anos de 1977 e 2021, acumulou muitas conquistas pelos tatames, mundo a fora. Como instrutor na área de Formação e Reciclagem de Vigilantes e Seguranças atuou entre os anos de 1999 a 2023, quando participou da formação de mais de 5.000 Vigilantes/Seguranças.

Sensei Ronaldo Cardoso, ministrou aulas nas maiores Escolas de formação de Vigilantes de SP – Chegando a ficar 14 horas em cima de um tatame ministrando aulas de Defesa Pessoal. Ministrando aulas junto a Seguranças do Consulado Americano em SP e Auxiliando na Instrução de Seguranças do STF também em SP.

Entre os anos de 2017 e 2019 ganhou projeção internacional integrando a equipe de seguranças de Arnold Schwarzenegger durante a Feira Arnold South América em São Paulo.

Também teve a sua passagem pelo ‘esporte-arte” que teve grandes nomes como Fantômas, Homem Montanha, Ted Boy Marino, entre outros. Entre os anos de 2000 e 2004 integrou duas equipes de “Luta Livre”: Trupe de Telecatch GDR e Trupe do Trovão. Nesta época participou de diversos programas de televisão.

E o currículo de Sensei Ronaldo Cardoso, ainda tem diversos ‘outros capítulos’, claro que ‘não caberiam’ em uma reportagem de jornal. Na verdade, é uma história digna e com ‘tamanho’ para livro, aliás,  uma história de incentivo e de apoio a jovens atletas.

Em 2018 – na Zona Leste paulistana – fundou a Escola de Artes Marciais Cardoso – EAMCJJ, por onde já passaram centenas de alunos.

Com a sua “alma social” no ano passado começou a ministrar aulas de Jiu-Jitsu no Projeto Social da Pastoral do Menor e do Adolescente junto a Igreja Católica Nossa Senhora do Sagrado Coração.

“Impossível negar que sou muito feliz com a minha história, mas tudo isso devo muita a Deus Nosso Senhor e a pessoas e entidades que sempre me apoiaram na minha carreira: Jornal Fato Paulista (editora Lígia Minaro) Chlorophyll Suplementes, Tiozera BJJ – Stamina Q10 e a Openguar pela força que veem dando a nossa Escola e alunos” agradeceu em tom de emoção.

Fez questão ainda de citar os seguintes alunos: Marina, Larissa, Leandro, Miguelzinho, Léo, Ricardo, Cris, Biel, Alisson, Little John, Little Fox, Jô, Miguelito, Bernardo, Maiza, Higor, Isaac, Paulo, Raphael, Enzo, Yasmin, Cheetara, Sansão, Raquel, Pedra, Nick, Alcemar, Nicholas, Davi, Rogérinho, Rodrigo, Lauri, Leonardo Alves, Israel e Índio.

“Quero destacar um agradecimento especial a minha esposa e minha filha pelo apoio, paciência, sacrifício e cuidados”, finalizou.

LEIA TAMBÉM: Comédia O Vison Voador entra em cartaz no teatro Fernando Torres – Fato Paulista

PUBLICIDADE

Deixe um Comentário