A Prefeitura de São Paulo começa a aplicar neste sábado (13) a segunda dose (D2) da vacina contra dengue (Qdenga) em crianças e adolescentes da faixa etária de 10 a 14 anos que morem ou estudem na capital. O município recebeu 124.216 doses do imunizante do Governo do Estado na manhã desta quinta-feira (11).
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai priorizar a entrega nas regiões de Itaquera, na Zona Leste, e Vila Jaguara, na Zona Norte, por terem aplicado as primeiras doses da vacina contra dengue no início da campanha. A distribuição do imunizante nas unidades de saúde será feita durante toda esta sexta-feira (12) e, a partir da segunda-feira (15), estará disponível em todas as regiões da cidade.
Essas doses vacina contra dengue são exclusivas para a segunda dose (D2). Quem ainda não tomou a primeira dose (D1) precisa aguardar novas remessas. As vacinas serão aplicadas nas 474 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, nas AMAs/UBSs Integradas, no mesmo horário. A definição do público-alvo é feita pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Além da vacinação, a Prefeitura realizou mais de 8,6 milhões de ações de combate ao Aedes aegypti em São Paulo neste ano, como: visitas casa a casa, vistorias a imóveis, ações de bloqueios de criadouros e nebulizações.
Desde o início de 2024, as atividades foram intensificadas, de domingo a domingo, com o aumento em seis vezes do número de agentes nas ruas, que passou de 2 mil para 12 mil, além de outros métodos como o uso de drones para localização de focos e aplicação de larvicida.
LEIA TAMBÉM: Hospital Dia Penha é referência em cirurgia de laqueadura – Fato Paulista