Saúde da Mulher – Primeiro equipamento exclusivo de diagnóstico voltado para o público feminino

PUBLICIDADE
A notícia de que em Itaquera está sendo construída a primeira Unidade de Diagnóstico de Saúde da Mulher - UDSM se espalhou e tem muita gente esperando com a expectativa a inauguração do equipamento, anunciada para março, mês que se comemora as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos.
PUBLICIDADE

Iniciativa da Vereadora Dra Sandra Tadeu, a obra está sendo executada pela Subprefeitura de Itaquera com um investimento de cerca de  R$ 7 milhões e será referência para todas as supervisões da Coordenadoria Regional de Saúde Leste, que tem mais de 796 mil mulheres acima de 15 anos em todo o território, segundo dados de 2023 do boletim da Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo).

“Essa unidade vai realizar mais de 5 mil exames para as mulheres todos os meses e funcionará todos os dias da semana. É uma grande conquista que vou me empenhar para que seja estendida para todas as regiões de São Paulo. Junto com o prefeito Ricardo Nunes e a Secretaria de Saúde, trabalhamos muito para que Itaquera recebesse esse equipamento e não vamos parar por aí”, disse a vereadora Dra. Sandra Tadeu, idealizadora da Unidade de Saúde e Diagnóstico da Mulher.

Em visita ao local na última quinta-feira, dia 16, Rafael Limonta, Subprefeito Itaquera, falou sobre a construção de novas unidades de saúde na região que serão divulgadas, em breve, e destacou que a  inauguração da unidade de Diagnóstico de Saúde da Mulher, “representa um grande avanço para a saúde das mulheres e para a região

Itaquera, afinal, exames periódicos são essenciais para a saúde da mulher, além disso, a ideia de oferecer um espaço privativo para as mulheres é bastante relevante, pois muitas vezes elas podem se sentir mais confortáveis e confiantes ao realizar exames em um ambiente exclusivo para o público feminino”.

Desde a ocorrência da primeira menstruação até a terceira idade, todas as mulheres devem fazer um check-up completo periodicamente. Esse cuidado é fundamental para prevenir doenças e, também, para diagnosticar precocemente eventuais patologias, como o câncer de mama, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento.

Segundo a Subprefeitura Itaquera a nova unidade certamente trará benefícios significativos para a saúde das mulheres em Itaquera, proporcionando um atendimento mais ágil, eficaz e respeitoso. É um avanço importante no cuidado com a saúde feminina e uma medida que merece ser reconhecida e valorizada.

O objetivo é proporcionar a realização de vários exames e/ou procedimentos em um mesmo local, de preferência no mesmo dia, visando otimizar o deslocamento. Serão disponibilizados 12 exames considerados prioritários no rastreamento de doenças na mulher.

ACESSE TAMBÉM: Fato Paulista (@fatopaulista) • Fotos e vídeos do Instagram

Veja os exames

  • Mamografia
  • Densitometria óssea
  • Ultrassonografia mamária
  • Ultrassonografia de abdômen total
  • Ultrassonografia de abdômen total e transvaginal com preparo intestinal
  • Ultrassonografia transvaginal
  • Ultrassonografia de rins e vias urinárias
  • Ultrassonografia da tireoide
  • Colposcopia com biópsia e anátomo patológico, se necessário
  • Vulvoscopia com biópsia e anátomo patológico, conforme a necessidade
  • Histeroscopia com biópsia e anátomo patológico, com estudo urodinâmico completo se preciso. Podendo ter novos exames, caso tenha indicação médica.

 

A unidade funcionará na Rua La Pena, 75, e vai atender de segunda a sábado, das 7h às 19h, e o acesso para exames na Unidade de Diagnóstico de Saúde da Mulher será por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da paciente que fará o agendamento via Sistema Integrado de Gestão de Assistência à Saúde (Siga).

LEIA MAIS: Vereadora Dra. Sandra Tadeu participa de ação contra a dengue em Itaquera – Fato Paulista

PUBLICIDADE

Deixe um Comentário