28/10/2024 – Na sexta feira dia 18 de outubro aconteceu na Igreja Nossa Senhora Aparecida em Itaquera a oficialização da Rota da Fé ligando Itaquera a Mogi das Cruzes, que se interligará a Rota da Luz até Aparecida do Norte. Um evento que contou com a presença de representantes do Governo do Estado de São Paulo, autoridades, ativistas sociais e fiéis.
Durante a solenidade que culminou com o descerramento da placa com a rota oficializada, os presentes ficaram emocionados com o relato do líder das Obras Sociais Dom Bosco, Padre Rosalvino Moran Vinayo, que lembrou da primeira peregrinação que fez no início deste século pela saúde do então governador Mário Covas. Vale lembrar que o Padre Rosalvino sempre foi amigo pessoal da família Covas e durante os últimos dias do governador por este plano, esteve orando lado a lado com a Dona Lila Covas, apoiando toda a família.
A nova Rota da Fé tem o apoio do Governo do Estado através do Projeto Zona Leste Somos Nós que é um programa concebido dentro das diretrizes deste Termo de Cooperação Inter Secretarial e desenvolvido pela CDHU-SP (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).
Vale destacar que o Zona Leste Somos Nós tem como objetivo o desenvolvimento econômico-social da população da região e foi desenhado para 11 subprefeituras da Zona Leste e deverá ser implantado em 3 fases, sendo a primeira abrangendo as subprefeituras de Guaianases, Itaquera, Cidade Tiradentes e São Mateus.
O projeto prevê o desenvolvimento e implantação de 14 ações nos mais diversos eixos: Novas Centralidades, Economia Criativa, Turismo, Indução de Emprego na Indústria Local, Reciclagem e Transição Energética.
Destaque para o eixo de Turismo, com as ações concernentes à implantação do Parque de Ecoturismo em Cidade Tiradentes, ao lado da APA do Iguatemi, em área lindeira ao Corredor Verde de ligação desta com o Parque do Rodeio, ambos pertencentes ao município de São Paulo; e também a instituição da Rota Religiosa Dom Bosco de Itaquera à Aparecida, que funcionará como ramal de acesso à Rota da Luz, conectando-se a esta na estação CPTM- Estudantes.
A Rota da Fé Dom Bosco é um percurso de 35,1 km, a partir da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Itaquera, até a estação Estudantes da CPTM em Mogi das Cruzes, onde se ligará à Rota da Luz, até Aparecida.
Representando o Governo do Estado estavam presentes José Luiz Portela do Projeto Zona Leste Somos Nós, além do gestor do Projeto, Mário Sérgio Melo e da assessora executiva, Silvia Ranaldi, também do Zona Leste Somos Nós. Também marcou presença o assessor técnico da Secretaria Estadual de Turismo, Vanilson Fickert. Foram homenageados ao lado de apoiadores da Obra Social Dom Bosco e do padre Rosalvino Moran Vinayo, que fez questão de citar que extendia a homenagem a todos os fiéis de Nossa Senhora Aparecida.
O Padre Rosalvino também lembrou que em todas as romarias que organizou jamais aconteceu um incidente sequer e garantiu: “No dia 16 de janeiro estaremos firmes e fortes caminhando por Nossa Senhora Aparecida”.
A Rota da Fé Dom Bosco será dividida em 6 trechos, que têm como referência as Estações da CPTM
TRECHO 1: Rua Álvaro de Mendonça, 456 até o Mercadão de Guaianases: 4,4 Km
TRECHO 2: Mercadão de Guaianases até Estação Antônio Gianetti Neto/CPTM: 4,8 Km
TRECHO 3: Estação Antônio Gianetti Neto/CPTM à Estação Poá/CPTM: 5,6 Km
TRECHO 4: Estação Poá/CPTM até Igreja Matriz São Sebastião / Estação Suzano/CPTM: 4,1 Km
TRECHO 5: Igreja Matriz São Sebastião / Estação Suzano/CPTM até Estação Jundiapeba/CPTM / Paróquia São Charbel e São Frei Galvão (Rito Maronita): 5,6 Km
TRECHO 6: Estação Jundiapeba/CPTM / Paróquia São Charbel e São Frei Galvão até Estação Estudantes/CPTM: 8,9 Km