O Riacho dos Machados faz parte da bacia do Aricanduva e suas cheias sempre levaram a população do entorno ao desespero, pois não é de hoje, que diversas famílias perdem tudo o que construíram ao longo dos anos a cada chuva mais forte.
A questão passou pela pauta de diversos parmentares e integrantes do Executivo, mas muita coisa não passou de mera retórica com diversas promessas não cumpridas, que geraram muita insatisfação por parte de alguns moradores, que não viram outra alternativa que não fosse a do protesto, aliás muitos deles acalorados.
Com o anúncio feito pelo prefeito no dia 16 , o clima de esperança e felicidade começou a pairar entre os moradores que aprenderam a conviver com o drama, mas agora vislumbram o fim do problema
O reservatório que será construído na Avenida Riacho dos Machados está orçado em R$ 58 milhões e deverá eliminar as enchentes desta via, além de reduzir a carga de água que desce para o rio Aricanduva. O que fica retido no piscinão é liberado aos poucos, depois da chuva.
São Mateus tem hoje seis piscinões: Aricanduva I, II e III, Caguaçu, Limoeiro e Inhumas. Ao todo, esses seis reservatórios têm capacidade de armazenamento de 1 milhão 380 mil metros cúbicos de água. Um metro cúbico equivale a uma caixa d’água de mil litros.
Após a construção desses piscinões, na bacia do Aricanduva, praticamente foram eliminadas as enchentes, que eram comuns no rio e na avenida, a principal ligação de São Mateus com o centro da cidade.