As obras da nova unidade da Rede Olímpica que estão acontecendo no Centro Esportivo José Bonifácio, não representam somente uma troca de siglas, mas sim a realização do sonho olímpico para muitas promessas.
Não é de hoje que este jornal vem ‘batendo na mesma tecla’, pois deste bairro cidade saíram grandes craques do futebol com projeção internacional, campeões de taekwondo, judô, jiu-jitsu, boxe… e assim a cada dia ‘brotam’ novos talentos.
Ao longo dos anos muitas promessas sucumbiram a falta de estrutura e apoio aos jovens atletas. Assim o que era futuro, se tornou passado, a saudade e a frustração tomaram o lugar os sonhos e das perspectivas não somente pessoais do atleta, mas também do futuro olímpico do Brasil.
Um dos pontos positivos é o prazo de conclusão das obras, relativamente rápido, com previsão de inauguração para o mês de março do ano que vem, pouco tempo, por ser uma obra pública O futuro está logo ali.
Segundo informações colhidas junto a SEME (Secretaria Municipal de Esportes) o equipamento manterá o nome em alusão do bairro onde está sediado chamando-se assim Rede Olímpica José Bonifácio, terá área total de 18 mil m2 e atenderá cerca de 1 mil pessoas a cada dia.
Entre as modalidades, destaque para Judô, Basquete, Beach Tênnis, Skate, Malha, Natação, Futebol Society, Futebol de Salão e Handbol.
Vale destacar que o Rede Olímpica é um projeto de iniciação esportiva em modalidades olímpicas. Os jovens que demonstrarem potencial para serem atletas de alto rendimento poderão, de acordo com as avaliações, se aperfeiçoarem no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na sede da SEME.
LEIA TAMBÉM: Vereadora dra. Sandra Tadeu anuncia início das obras de combate às enchentes em Itaquera – Fato Paulista
Na unidade José Bonifácio não haverá alojamento e contará com uma piscina semiolimpica nas medidas de 25m x 12,5m. As crianças e jovens farão as modalidades esportivas no contraturno escolar.
Vale destacar que cada unidade do Rede Olímpica terá sua vocação de acordo com a área disponível para a implementação das modalidades esportivas. No caso do José Bonifácio, não há uma grande área para a construção de uma pista de atletismo, por exemplo. Então, a princípio, não há previsão de atletismo. Haverá basquete, futebol, natação, beach tennis, skate, entre outras que poderão ser implementadas com o tempo.
A metodologia aplicada no Centro Olímpico será a mesma no José Bonifácio para as crianças e jovens em iniciação esportiva. O que difere é o tamanho da área, o COTP fica em área bem maior, e tem maior número de modalidades oferecidas.
O valor total da obra está orçada em R$ 33.697.254,59, valor que pode ser aditado.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Cacá Vianna, esteve no sábado dia 19 último no Centro Esportivo José Bonifácio para explicar aos moradores da região o projeto Rede Olímpica. Participaram do encontro representantes do Conseg, associações e lideranças políticas. O objetivo é desenvolver um projeto de iniciação de esportes olímpicos com as crianças. “A gente vai fazer um trabalho com as escolas do entorno para que as crianças tenham melhor qualidade de vida. Todos sabem que o esporte, quando praticado no contraturno escolar, tira as crianças da ociosidade. Elas terão a oportunidade de vivenciar modalidades esportivas olímpicas dentro desse espaço”, disse durante a visita.
Cacá Vianna deu detalhes das obras que estão sendo feitas, como a construção da piscina que será aquecida, quadra de basquete, pista de skate, beach tennis, entre outras melhorias, incluindo o campo de futebol que terá gramado sintético. “Ninguém vai perder nada, todos vão ganhar, o Centro Esportivo continuará sendo de uso de toda a população, o que vamos precisar é construir uma grade horária das atividades em benefício de toda a comunidade”, finalizou Cacá Vianna.