10/11/2024 – Lisboa — A literatura brasileira segue ganhando reconhecimento com a entrega do livro Entrelinhas – Histórias de Mulheres Brasileiras em Portugal ao Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa. A entrega, realizada por Laudicéia Dos Santos Nascimento, sócia do Grupo Riqueza Descoberta, junto com a coautora Maria Andreza Sá Gonçalves, representa mais um marco para o Grupo Riqueza Descoberta e seu projeto de ampliação da visibilidade das vozes brasileiras.
Claudia Canto, escritora, ativista e organizadora da coletânea, celebrou o momento como uma conquista importante: “Mais uma vitória! Esse livro é um manifesto de coragem e resiliência, e chegar às mãos do Presidente representa um reconhecimento simbólico do poder dessas histórias de superação”, afirmou. A coletânea retrata as experiências de mulheres brasileiras em Portugal, destacando suas lutas, adaptações e a construção de laços culturais entre os dois países.
Para Claudia, o próximo passo é levar outra obra marcante ao Presidente de Portugal: Morte às Vassouras. O livro, que narra sua própria trajetória como empregada doméstica em Portugal e como transformou essa vivência em inspiração e superação, já se tornou tese na Universidade Nova de Lisboa e é referência na Universidade de Oxford. Com humor e profundidade, Claudia relata em Morte às Vassouras o caminho que trilhou para se tornar escritora e uma voz ativa na literatura e cultura brasileiras.
O Grupo Riqueza Descoberta, que promove esse tipo de intercâmbio cultural e apoia projetos que valorizam a identidade brasileira, continua trabalhando para que o impacto dessas histórias ganhe ainda mais alcance. Em breve, Claudia promete compartilhar um vídeo do momento especial da entrega de Entrelinhas, destacando o papel fundamental dessas obras na promoção do diálogo cultural entre Brasil e Portugal.