Prefeitura retoma exames oftalmológicos e distribuição de óculos do programa de Saúde Ocular

PUBLICIDADE
É necessária a autorização das famílias das crianças e adolescentes para que seja feita a triagem oftalmológica
programa de Saúde Ocular
PUBLICIDADE

Com 141 mil estudantes atendidos e mais de 27 mil óculos entregues, o Programa Saúde Ocular – Oftalmologia, realizado pela Prefeitura de São Paulo, está sendo retomado na Rede Municipal em 2025. A iniciativa visa garantir a saúde ocular de estudantes de 6 a 17 anos matriculados nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs).

É necessária a autorização das famílias das crianças e adolescentes para que seja feita a triagem oftalmológica, com uma série de exames para avaliar a saúde ocular. Aqueles que necessitarem de correção visual receberão óculos, com a oportunidade de escolher a armação de sua preferência. Caso sejam identificadas patologias oculares, como estrabismo, os estudantes serão encaminhados para atendimento especializado no Instituto Suel Abujamra, incluindo a possibilidade de cirurgia, se necessário.

O objetivo do programa é melhorar o desempenho escolar e evitar a evasão decorrente de diagnóstico oftalmológico tardio. De acordo com um levantamento do programa Alfabetização Solidária, a deficiência visual é responsável pela evasão escolar de 22,9% dos estudantes de ensino fundamental no País.

A iniciativa, que começou em 2023, tem como objetivos principais evitar problemas de visão que impactam o aprendizado, reduzir a evasão escolar e promover o diagnóstico precoce de doenças oculares.

O programa é realizado pelas secretarias municipais de Educação e da Saúde em parceria com o Instituto Juntos pela Visão.

“Essa é mais uma política pública integrada entre saúde e educação, que faz toda a diferença no pleno desenvolvimento dos nossos estudantes. As questões de saúde ocular impactam diretamente na aprendizagem das nossas crianças e jovens, por isso esse programa atua de maneira preventiva”, destacou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.

Retomada dos atendimentos em 2025
Em fevereiro, o programa iniciará as atividades nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) Penha, Jaçanã/Tremembé e Campo Limpo, além de seguir com os atendimentos nas DREs Santo Amaro e São Miguel. A previsão é que todas as EMEFs, EMEBs e EMEFMs sejam contempladas ao longo do ano.

Como participar
Para que os estudantes possam realizar a triagem, é muito importante que os pais ou responsáveis assinem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), que autoriza a participação no programa. As famílias devem procurar a secretaria da escola para consultar o calendário de atendimentos na unidade e garantir a autorização.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura libera investimento de R$ 318,8 milhões para incentivar artistas – Fato Paulista

 

PUBLICIDADE

Deixe um Comentário