Prefeitura ativa Operação Baixas Temperaturas nesta e reforça atendimento à população em situação de rua

PUBLICIDADE
Serão montadas dez tendas em regiões estratégicas da cidade, onde são distribuídos alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água, além de cobertores
Operação Baixas Temperaturas
PUBLICIDADE

A Prefeitura ativou a Operação Baixas Temperaturas na última quarta-feira (14) para proteger as pessoas mais vulneráveis nas noites mais frias, oferecendo atendimento nas dez tendas instaladas em locais estratégicos da capital. Além disso, equipes de abordagem ativa vão percorrer a cidade em busca de pessoas em situação de rua para oferecer encaminhamento para os serviços da rede socioassistencial da cidade, que terão reforço de 630 vagas extras.

Operação Baixas Temperaturas

A Operação Baixas Temperaturas (OBT) é acionada quando a temperatura atinge 13 °C. As tendas funcionam das 18h à 0h e oferecem alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água, além de cobertores e kits de inverno compostos por luvas, toucas, meias e agasalhos. Orientadores do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) atuam nas tendas, oferecendo acolhimento na rede socioassistencial da Prefeitura de São Paulo, a maior da América Latina, com mais de 26 mil vagas distribuídas em 380 serviços, como hotéis sociais, centros de acolhida e Vilas Reencontro. Durante o período da operação, também será oferecido atendimento em quatro Centros Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), com pernoite, banho e refeições.

Operação Baixas Temperaturas

Além disso, são feitos encaminhamentos para serviços de acolhimento e distribuídos cobertores para aqueles que não aceitam seguir para os serviços.

Operação Baixas Temperaturas

Em caso de aceite da oferta de acolhimento pelas pessoas em situação de rua, elas serão levadas para um dos equipamentos da rede socioassistencial da Prefeitura, respeitando sempre a tipologia dos acolhidos (pessoa sozinha, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIAPN+). Nos serviços os atendidos contarão com espaços para pernoite e banho, e refeições como jantar e café da manhã.

As abordagens às pessoas em situação de rua são feitas pelas equipes de orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) diariamente, inclusive com busca ativa durante as madrugadas, ofertando acolhimento e outros serviços da rede socioassistencial. Essas equipes contam com mais de 850 profissionais dedicados a esse trabalho. No período da noite, a Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), também atua realizando abordagens na cidade. Além das equipes da assistência social, os profissionais do Consultório na Rua, também percorrerão a cidade dando suporte às pessoas em vulnerabilidade com atendimentos e encaminhamentos aos serviços de saúde.

Operação Baixas Temperaturas

Por meio da central 156 (ligação gratuita), o cidadão pode solicitar a abordagem social das pessoas em situação de rua. O serviço funciona 24 horas sem exigência de se identificar. Entretanto, é importante informar o endereço em que a pessoa se encontra, indicando um número aproximado e pontos de referência, além de características físicas e detalhes de vestimenta.

Endereços das tendas:

  • Região Central – Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
  • Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
  • Região Norte – Santana (Praça Heróis da FEB s/n°) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);
  • Região Leste – Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/nº), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
  • Região Oeste – Lapa (Rua do Curtume, s/nº – esquina com Guaicurus).

LEIA TAMBÉM: Aquático-SP completa um ano com 500 mil passageiros transportados – Fato Paulista

PUBLICIDADE

Deixe um Comentário