A renovação da área verde tratou-se de uma iniciativa de responsabilidade social, promovida pelo estabelecimento de ensino particular “Escola AE Carvalho”, em parceria com a Prefeitura de São Paulo/Subprefeitura Penha.
A revitalização do espaço verde aconteceu no dia 14 de maio, com a mão de obra de um mutirão. A força-tarefa reuniu empregados da Subprefeitura Penha, moradores vizinhos à praça, integrantes da instituição de ensino (funcionários, alunos e seus pais), e o grafiteiro André da Silva França, conhecido como “André CCCU” (Coletivo Cultural Cenário Urbano). A área verde recebeu: capinação; limpeza, manutenção dos equipamentos; poda de árvore; plantio de mudas ornamentais; grafites nas paredes da quadra esportiva; pintura dos bancos e calçada – esta ganhou um jogo da amarelinha, para ser utilizado pelas crianças.
O espaço verde será ainda mais beneficiado. No evento de inauguração da revitalização, a diretora da Escola AE Carvalho, Juraci Maria Cordeiro Rodrigues, fez solicitações às autoridades presentes. Os pedidos para a praça foram: banheiros; iluminação; lixeiras; mesas de concreto com tabuleiro para jogos; ponto de água (a ser utilizada na rega das plantas). “O ponto de água será construído. As outras demandas serão encaminhadas, formalmente, ao vereador João Jorge (PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira), que é parceiro da Subprefeitura Penha”, afirmou o subprefeito Flavio Ricardo Sol. Já o vereador, disse: “Algumas solicitações serão atendidas. Sobre os banheiros, neste momento não é possível construí-los; talvez seja no futuro”.