04/09/2024 – Uma central de golpe de venda de ingressos especializada em desviar valores de ingressos de eventos foi fechada por policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), nesta terça-feira (3). Um homem, suspeito de comandar a operação criminosa, foi preso em uma casa de praia, em Bertioga, na Baixada Santista.
Os agentes da 3ª Delegacia da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber), realizaram a Operação Ctrl C — comando usado em computadores para copiar informações — e cumpriram mandado de busca no local. Durante as investigações, foi identificado que o suspeito clonava páginas de vendas de ingressos e, para não ser identificado, usava um site fora do Brasil para hospedar o esquema.
No local, um condomínio fechado, foram encontrados computadores, diversos celulares, modens e placas de vídeo usados para o golpe. Os policiais apreenderam armas, um veículo e uma moto esportiva, jet ski e um quadriciclo. O dono do imóvel foi preso.
O caso foi registrado como porte ilegal de armas e estelionato. As investigações continuam a partir das análises dos materiais apreendidos.
As fraudes na compra de ingressos podem acarretar prejuízos significativos para as empresas envolvidas. Um dos principais danos é a reputação da empresa. Quando os clientes são enganados ou enfrentam problemas na compra de ingressos, a confiança na empresa é abalada e sua reputação sofre consequências negativas.
Os casos de fraude podem resultar em uma diminuição das vendas e uma perda de clientes. Além disso, as fraudes também podem causar perda de receita. A venda de ingressos falsos e o roubo de dados pessoais podem levar a prejuízos financeiros consideráveis. As empresas podem ser responsabilizadas legalmente e obrigadas a arcar com reembolsos e custos adicionais, impactando diretamente sua saúde financeira.
LEIA TAMBÉM: Polícia encontra rede de distribuição de perfumes falsificados na Zona Leste – Fato Paulista