Polêmica na Universidade Brasil – Estudantes denunciam suposta cobrança indevida

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Valores errados, falta de suporte e atendimento, sistema indisponível para consulta e emissão de novos boletos para pagamentos das mensalidades. Boletos liberados pelo sistema já com data vencida e falta de acesso aos coordenadores. Estas são apenas algumas das reclamações dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Brasil em Itaquera, que devido a suposta falta de retorno por parte da instituição resolveram procurar a redação do Fato Paulista. Do sonho da formação universitária por um preço acessível á amarga realidade de verem frustrados seus projetos de vida. Esta é a situação do grupo de alunos que procurou o Fato Paulista.
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Quando o badalado grupo da Universidade Brasil assumiu o Liceu Camilo Castelo Branco e a Unicastelo em Itaquera, gerou uma expectativa positiva por parte da população e da comunidade discente do bairro, afinal o grupo patrocinava grandes clubes de futebol e, era reconhecido, em todo o país pela grande mídia, gerou sim a expectativa que ‘novos ares’ estavam soprando para a Educação na região.

Campanhas de bolsas com descontos atrativos, reuniões com reconhecidas lideranças de base da região e uma nítida vontade de aproximação com a vida comunitária de Itaquera não foram suficientes para evitar que denúncias por parte de alunos começassem a pipocar em redes sociais, grupos de whatsapp até chegarem neste Fato Paulista, aliás este jornal, ao longo de sua história sempre primou pela verdade ‘doa a quem doer’. Como diz o velho adágio popular  ‘de nada adianta cobrir um santo e descobrir outro’. E realmente parece mesmo que o ‘cobertor está ficando curto’ nesta instituição de ensino.

O Fato Paulista se mantém no direito do resguardo da identidade das fontes ouvidas por este jornal. As reclamações surgem dos alunos do 4° semestre de Pedagogia noturno.

‘Estamos há mais de 40 dias, tratando por mensagens, e-mails, o processo de rematrícula do curso. Trocaram a modalidade do curso de presencial por EAD, causando descontentamento’, comenta um dos alunos.

Os alunos informam ainda que o Sistema Portal do Aluno, está sempre indisponível o que tem dificultado a efetivação de rematrículas. Outra reclamação refere-se a supostos valores errados na cobrança das mensalidades. ‘Os valores aparecem com valor do curso presencial. Não conseguimos contato com a coordenadora do curso e o financeiro da universidade não resolve o problema’, denuncia mais um aluno.

Outro estudante vai mais além: ‘Não temos suporte nenhum da universidade, nem da coordenadora do curso, nem do financeiro’.

Mesmo o curso sendo a distância e em plena era tecnológica, os alunos reclamam que precisam se deslocar até a sede da universidade para gerar o boleto de rematrícula, pois no sistema o boleto é gerado já com data vencida, o que acarreta encargos como juros, multa e a perda do desconto.

A situação parece mesmo longe de ter um final feliz, pois segundo os alunos as matrículas foram  realizadas para o curso presencial, porém, segundo eles, a coordenadora marcou uma reunião e informou que devido a problemas da universidade as aulas seriam somente on line. Os alunos acabaram aceitando em sua maioria e assim a partir daquele momento o valor da mensalidade seria de R$ 117,00 por mês. ‘Porém no mês da rematrícula, o boleto estava indisponível e ninguém conseguia ter acesso ao portal do aluno’’, informa outro universitário.

‘Conseguimos fazer a rematrícula, mas não a impressão do boleto para pagamento com valor correto. A rematrícula seria no valor de R$ 143,00 e estão cobrando R$ 260,00’, reclama mais um aluno. A situação parece estar longe de uma solução.

 

Universidade Brasil entra em contato com alunos que tiveram problemas com seus boletos

 

Abaixo segue posicionamento, lembrando que também entramos em contato com os alunos que tiveram problemas com seus boletos.

Em favor de não prejudicar ninguém nesse momento tão particular que estamos vivendo, para os alunos que não possuem DP/ADAP em 2021/2, os boletos foram corrigidos e disponibilizados no Portal do Aluno, incluindo o desconto de antecipação.

Lembramos que o valor de nosso contrato é contabilizado via créditos das disciplinas (horas/disciplina) e que essa regra se mantém. Esta decisão, portanto, atua em caráter excepcional. Mantemos nosso compromisso com nossa comunidade discente e estamos atentos a tudo que for importante para nossos alunos.

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