Uma grande área localizada no centro de Itaquera na avenida José Pinheiro Borges, bem em frente à Praça da Estação se tornou alvo de polêmicas desde a inauguração da via, ainda na gestão de Marta Suplicy.
Por ser tratar de área municipal, remanescente da obra da chamada Nova Radial, o imóvel se tornou ‘presa fácil’, para aqueles que há décadas se locupletam de espaços públicos literalmente invadindo e ‘ganhando dinheiro fácil’ com o pretexto de ‘fazer bem ao bairro’.
Nunca é demais lembrar que o imóvel em frente, na própria Praça da Estação, foi alvo de investigação do Ministério Público, justamente pelo fato de ter sido ocupado por um ‘suposto dono’. Incautos pequenos comerciantes lá montaram seus estabelecimentos na certeza, (foram levados a isso) que estavam agindo de forma correta. Mas não, o MP acabou intervindo e os comerciantes amargaram prejuízos, provavelmente que jamais serão recuperados.
Quanto ao terreno em frente – citado nesta reportagem – na época o mesmo ‘grupo’ tentou ‘abocanhar’ com o pretexto de criar um bolsão de estacionamento. Missão que deveria ser sim do Poder Público e não de um grupo privado.
Mas o tempo passou e o imóvel continuou lá sem serventia alguma. Passada a polêmica o terreno voltou a ser alvo de atenção, até de sugestões interessantes como a criação de um ‘eco ponto’. A equipe do Fato Paulista foi procurada por moradores que sugerem esta finalidade para o imóvel.
A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Subprefeitura de Itaquera que informou que no local será construída uma pista de skate comunitária. Leia a integra da Nota enviada ao Fato Paulista: “A Subprefeitura Itaquera informa que o terreno pertence ao município e que no local será construída uma pista de skate”.
NOTA DA REDAÇÂO : A criação de uma pista de skate, se de um lado poderá não agradar os moradores que procuraram o Fato Paulista, de outro agrada a comunidade como um todo. Já que o espaço estará sendo destinado ao bem comum da população e não como em gestões passadas quando o imóvel foi alvo até de especulação imobiliária ou mesmo alvo dos chamados ‘coronéis de Itaquera’ que pelo simples fato de terem o mero vil metal achavam-se no direito de mandar e demandar no bairro. Este tempo já passou. Vale ratificar que a sugestão da criação de um ecoponto era plausível e viável, como também é a construção da Pista de Skate. Vencem os esportistas, as pessoas do bem como os ambientalistas e desta vez quem perdeu foi a especulação imobiliária e os aproveitadores que durante décadas infestaram este bairro de tanta história. Decisão acertada da Subprefeitura.