Uma história de Itaquera onde cada personagem se tornou a própria tradição itaquerense. Uma história que fez do passado um presente para as futuras gerações, que já percebem o quão foi fundamental a luta, garra e determinação de muitos – cada qual em sua atividade – para que o bairro se tornasse o “coração’ da Zona Leste.
“Itaquera meu orgulho meu amor” cantou a Leandro de Itaquera em 1990 quando em uma mais uma iniciativa arrojada, a vermelho e branco homenageou a história do bairro em pleno Grupo Especial, com transmissão pela televisão para todo o Brasil e mais de 100 países.
Aliás, Itaquera cresceu e dos carnavais do “cinema do seu Evaristo” saltou para grandes agremiações, além da própria Leandro de Itaquera, Dom Bosco e Primeira da Cidade Líder, sem esquecer, é claro, da tradicional Falcão do Morro Itaquerense, que iniciou, lá com o Mestre Zulu, diretamente da histórica Vila Corberi.
E assim o samba foi pouco a pouco se tornando a maior expressão artística do bairro. De Mestre Cobrinha a Mestre Pelé, sem esquecer do carinho a outros Mestres: Diney, Quincas, Lagrila e Neguita.
Justamente o samba, os batuques originários de feijoadas e dos bares, dos becos e vielas, que levaram o nome de Itaquera a grandes canais de televisão em programas líderes de audiência. O Sem Compromisso de Chiquinho, Marcelinho, Zé Pretinho e cia, foi atração em programas da Xuxa e do Jô Soares. Sem contar todo o suingue e balanço de Faeti, quando um dia acordou “Bem Johnson” e estourou Brasil a fora. E um grupo que se tornou a preciosidade do bairro, Grupo Relíquia e em carreira solo Carlão Relikia, considerado um dos grandes nomes do samba paulista. Claro que a extensa lista não para por aí, muitos são os nomes dos abnegados e baluartes do samba itaquerense.
Mesmo o samba mantendo uma tradição forte no bairro, chegou um momento que o “teatro pediu passagem” e de solos itaquerenses surgiam atores, atrizes, diretores e dramaturgos. Muitos deles mantém uma carreira ativa e sempre estão com novidades. Marco Biofli, já lecionou teatro, atuou e dirigiu diversos espetáculos, alguns deles com nomes da televisão como. Flávia Mercadante também marca a sua história nos palcos, recentemente esteve em cartaz com 4Frades 2 Bebês e agora ao lado do global Oscar Magrini está fazendo sucesso com o clássico Vison Voador. Outro itaquerense ‘da gema’ Eduardo Guimarães também coleciona sucessos atuando ao lado de ‘monstros sagrados’ como Ronaldo Ciambroni, Mauro Mendonça e Mama Brusqueta.
Quando se fala de samba , se fala de teatro, se lembra de arte, como não lembrar do maior espetáculo com 22 atores e uma bola: o futebol arte! Nos campos de Itaquera foram revelados craques como: Silva (ex-Palmeiras), Kleber (ex-Corinthians, Santos e Internacional), Cesar (São Caetano e Lazio da Itália) e mais recentemente Guilherme Arana que surgiu no Futsal do Elite Itaquerense, aliás que sob a coordenação do ex-goleiro da Portuguesa, Simão Bernardes, revela craques dia a dia e coleciona conquistas nacionais e até internacionais como o Mundial de categorias de base, quando o clube itaquerense venceu grandes times da Europa.
Falcão do Morro, Elite, Ferrolho, Santana, Democrático, Metanol, Olaria são apenas alguns dos times de várzea que marcaram e marcam até os dias de hoje a história do futebol. Vale citar ainda o tradicional jogo festivo Preto & Branco que reúne, craques profissionais, com craques da várzea e personalidades do bairro que acontece há 41 anos. Iniciado e organizado até os dias de hoje por Jordão, Isaias, Kafu e cia.
Se nos campos e nas quadras, o bairro conseguiu revelar grandes nomes, nos tatames não foi diferente. Não é de hoje que Itaquera se notabiliza como polo formador de campeões e não são poucos, a lista é imensa, entre eles está o bicampeão mundial de duplas de taekwondo Manuel Marcos de Jesus, a tetra campeã brasileira de jiu-jitsu Livia Barasine e o campeão modalidade kata de karatê, Kennedy Santos. Os três contabilizam diversas outras conquistas, muitas noticiadas por este Fato Paulista
Os anos foram passando e Itaquera, foi pouco a pouco se tornando um porto seguro para muita gente que vê em solos deste bairro uma terra de oportunidades de emprego, de cultura, de esportes e de educação, prova disso é o grande número de empreendimentos residenciais, que surgiram nos últimos 30 anos.
Entidades, clubes de serviços e clubes sócio esportivos também marcam a história do bairro. Como não citar as Obras Sociais Dom Bosco, que liderada pelo padre Rosalvino Moran Vinayo, há muitos anos beneficia 5 mil pessoas diariamente com diversos programas sociais, que envolvem educação, habitação, assistência social, saúde e fomentação de renda.
Clubes como Elite Itaquerense e Democrático Itaquerense, marcaram também além do futebol, sendo palcos dos grandes acontecimentos sociais do bairro. Como não lembrar, que até o Rei Roberto Carlos fez show no Elite, abrindo uma lista de grandes nomes da MPB, que por lá se apresentaram. De Tim Maia a Zizi Possi, a lista é imensa.
O bairro ainda conta com Rotary Club, Associação Cristã de Moços e uma CDL (Câmara de Diretores Lojistas), atualmente presidida pelo empresário Roger Fildimaque, que também é diretor do jornal Desenvolve Itaquera. Vale destacar ainda a Loja Maçônica Rafael dos Santos Reys que desenvolve diversas ações sociais, com o itaquerense Nicola George Tchankoff como seu Venerável Mestre.
Na literatura destaque para o professor Marcos Stanojev Pereira, que lançou diversos livros sobre a história do bairro e suas vilas; e mais recentemente lançou a história do Elite. Ainda na literatura, o sambista, carnavalesco e figurinista, Greyfus Romualdo já lançou diversos romances. Outro professor também se destaca no mundo literário: nascido e criado na Vila Santana, Rogério Romero acumula diversos títulos, alguns deles premiados e lançados em outros países.
Por fim, claro ratificar que dezenas de outros nomes, marcaram e marcam a história de Itaquera e não seria um pequeno texto jornalístico que iria citar todos, que fizeram a história deste bairro. Mas com os nomes citados, sintam-se todos homenageados e reverenciados, pois quem lutou e orgulhou o bairro merece sempre ser lembrado.
Futebol de Várzea
Falcão do Morro e Ferrolho, continuam sendo tradicionais times de futebol de várzea de Itaquera.
No destaque Jorge Mautone ( Cobrinha) do Falcão do Morro
Carnaval
Escola de Samba Primeira da Cidade Lider, fundada por Odair Falamacio ( já falecido), hoje é um dos destaques no carnaval paulistano. Sempre visionário Leandro Alves Martins, através da Leandro de Itaquera fez o bairro ser conhecido em mais de 140 países, hoje a agremiação conta com o mestre Pelé a frente de sua bateria. Além da Obra Social Dom Bosco, o padre Rosalvino Moran Vinayo fundou a Escola de Samba Dom Bosco que também é um dos destaques do carnaval no Anhembi.
Entidades
Loja Maçônica Rafael dos Santos Reyes promove diversos trabalhos sociais. Na imagem o Venerável Mestre Nicola George Tchankoff. Na segunda imagem, o presidente do Clube de Lojistas de Itaquera Roger Fildimaque e o diretor do tradicional Parque de Diversões Marisa, Miguel Cerreti. Com mais de 100 anos de tradição, a Sociedade Esportiva Elite Itaquerense continua atuante no bairro, sendo palco de diversos eventos. Atual presidente do Clube Helio Fraguglia Mussolino.
Samba
Das feijoadas, dos sambas de roda, dos becos e vielas, Itaquera revelou grandes nomes no samba, que ganharam notoriedade nacional: Carlão Relikia, Chiquinho Sem Compromisso e Faeti
Futebol nacional e internacional
Filho de uma das famílias mais tradicionais de Itaquera, Kleber Corrêa atuou com destaque em clubes como: Corinthians, Santos e Internacional de Porto Alegre. O ex goleiro da Portuguesa Simão Bernardes, coordena o futsal do Elite Itaquerense, revelando grandes craques
O ex zagueiro central Silva, brilhou no Palmeiras e chegou a ser relacionado pelo então técnico Claudio Coutinho para compor a seleção brasileira. Da rua Italina para Itália, o lateral esquerdo Cesár foi vice campeão brasileiro pelo São Caetano e ganhou destaque mundial jogando pela Lázio da Itália.
Artes Marciais
Itaquera sempre foi um polo formador de campeões nas artes marciais. No destaque Manuel Marcos de Jesus, no Taekwondo, Livia Barasini, no jiu-jtsu e Kennedy Santos no Karatê.
Teatro
Apesar do samba ser marcante na história de Itaquera, um dia o teatro pediu passagem e grandes normes surgiram, com destaque para Eduardo Guimarães, Flavia Mercadante e Marco Biofli.
Literatura
Na literatura, Itaquera também é destaque. Autores publicados não somente no Brasil,como no exterior: Greifus Romualdo, Rogério Romero e Marco Stanojev Pereira