Andrea Bragado
De olho no potencial musical
Alexandre Dourado, um dos músicos da banda Pagode do Áurea, ao falar da gravação do audiovisual no estúdio show livre, onde buscaram trazer um pouco da identidade musical do grupo, que tem o samba, como elemento principal de seu trabalho e, acredita ser também um forte fator de identidade cultural brasileira: “Fazemos parte de um grupo de jovens músicos que preserva a musicalidade e uma das expressões mais valiosas da cultura brasileira, que é o samba”, orgulha-se.
O mercado musical vem abrindo espaço novamente como na década de 90 para o samba e pagode, esta gravação profissional realizada neste conceituado estúdio musical, trazendo no repertório as músicas: Keto Nagô, Prá Oxossi dançar, Samba de Arerê, Clareou, A paisagem e Sá Marina, busca atingir um propósito de qualidade e um público ainda maior através de sua plataforma digital.
Pagode do Áurea: proposta do projeto realizado
Com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, o projeto aprovado “Pagode do Áurea-Samba e Resistência”, conseguimos:
Gerar renda e trabalho temporário;
Gerar conteúdos culturais do coletivo com qualidade, para difusão e maior alcance do projeto;
Impulsionar a economia criativa da região com a contratação de serviços locais;
Impactar indiretamente na formação cultural local e elevar a autoestima do cidadão do território com a oferta de arte, cultura e valorização de suas manifestações, como o Samba e a Cultura Negra;
Incluir as famílias nas atividades de lazer e entretenimento no território.
LEIA TAMBÉM: Escritor Elvio Morais comemora 30 anos de carreira – Fato Paulista
Sobre o Pagode do Áurea
O “Pagode do Áurea” foi idealizado por amigos e moradores do Jardim Áurea e região do bairro de Guaianases, no extremo da Zona Leste de São Paulo. Formado em 02 de setembro de 2018, a partir da união de dois grupos de samba, o “Quinto Batuque” e o “Samba Pra Curtir”, somaram-se talentos com a ideia de curtir uma boa roda de samba, além de resgatar e manter viva a essência do ritmo.
A receita apresentou-se perfeita para levar alegria e cultura musical a um público, em geral, carente também de diversão e entretenimento. Os músicos Fazem parte do Pagode do Áurea, os músicos Juninho Aguiar, no Cavaco e voz, Wellington Luzia, no banjo e voz, Belo, no violão 7 cordas, José Pereira, no reco-reco, Didi, no tantanzinho, Alexandre Dourado, cuíca, Gilson e Carlos Eduardo nos pandeiros, João Carlos, na percussão geral e Edson Severino, no tantan.
Serviço
Data: 28/07/2023
Hora: 18h
Local: Showlivre – YouTube
Este é a última atividade do Projeto EDITAL DE APOIO A PROJETOS CULTURAIS DESCENTRALIZADOS DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS — Secretaria Municipal de Cultura.