Os resíduos que geramos e os impactos que eles provocam

PUBLICIDADE
Independentemente do tipo, tamanho e quantidade, a sujeira descartada de forma irregular em vias públicas geralmente tem consequências bastante negativas.
resíduos que geramos
PUBLICIDADE

25/11/2024 – Podem ser vários quilos de entulho, ou então uma “inocente” bituca de cigarro, mas, no final, além de enfeiar o ambiente, esses materiais podem prejudicar severamente milhares de pessoas. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando ocorrem alagamentos.

resíduos que geramos

Trata-se de um fato que quem suja a cidade está sendo negligente e egoísta, pois esse tipo de atitude prejudica um número expressivo de pessoas. Alagamentos podem provocar mortes, inundar casas, destruir imóveis, móveis e outros bens se muitas famílias. E há ainda as doenças que podem ser transmitidas.

Ninguém acaba de fumar em um cômodo da casa ou apartamento e joga a “inocente” bituca no chão da sala ou do quarto; ou então faz uma reforma e descarta o entulho no meio do quintal, mas é comum – e aqui é importante deixar claro que algo comum não significa ser normal – muitas pessoas jogarem a bituca no meio da rua e levar os restos da obra para algum lugar que não seja a frente da própria casa, para se livrar daquele material. Geralmente, quem faz isso pensa em economizar com o aluguel de uma caçamba devidamente cadastrada na prefeitura, mas o fato é que essa prática demonstra um elevado grau de egoísmo e falta de preocupação com o bem-estar dos próximos.

Os dois exemplos de como algo que parece inofensivo ou comum na verdade pode provocar muitos danos. Em tempos de seca, a bituca de cigarro pode provocar incêndios – como ocorreram em um passado recente.

E, na época de chuvas, tanto as bitucas quanto o entulho mal acondicionado e descartado de forma inadequada têm outro efeito perverso. Esses resíduos entopem bueiros, bocas de lobo e tubulações. Estima-se que, por dia, sejam descartadas no mundo mais de 12 bilhões de bitucas. De acordo com a ONU Meio Ambiente, há mais restos de cigarro nos mares do que canudos (vale lembrar, outro problema grave para o meio ambiente). E é preciso destacar que as bitucas têm ainda em sua composição pós uso uma quantidade considerável de materiais contaminantes.

Outra organização internacional, a Ocean Conservancy, patrocina a limpeza de praias ao redor do mundo todos os anos. E informa que em seus mais de 30 anos de atuação foram encontrados e recolhidos mais de 60 milhões de bitucas nos mares e que esse foi um dos resíduos mais encontrado.

Na área urbana, bitucas e entulho estão em todo lugar: praças, ruas, sarjetas, terrenos abandonados. No entorno de bares e pontos de ônibus, a concentração é ainda maior. E esses materiais estão lá a despeito de toda a limpeza que é feita.

Da mesma forma que o lixo gerado dentro de casa deve ser colocado dentro de um saco, que deverá ser disponibilizado na calçada para ser recolhido pelos caminhões da coleta de resíduos domiciliares, todos aqueles “lixinhos” que geramos quando estamos na rua, desde o papel de bala até a bituca de cigarro, devem ser descartados em locais apropriados, e nunca na calçada ou no meio da rua.

 

PUBLICIDADE

Deixe um Comentário