Orquestra Sinfônica Heliópolis faz concerto ao ar livre no Sesc Itaquera

PUBLICIDADE
Com entrada gratuita, programa tem regência do maestro Paulo Galvão, e conta com conhecidas obras da música de concerto; apresentação acontece no dia 5 de abril, sábado, às 15h
Orquestra Sinfônica Heliópolis
PUBLICIDADE

O Sesc São Paulo e o Instituto Baccarelli firmaram parceria para uma série de apresentações musicais ao longo de 2025. O primeiro concerto acontece no dia 5 de abril, sábado, às 15h, com apresentação ao ar livre e gratuita, com a Orquestra Sinfônica Heliópolis no Sesc Itaquera. Sob regência de seu maestro assistente, o jovem Paulo Galvão, o grupo vai interpretar um repertório que conta com algumas das mais conhecidas melodias da música clássica, como o Bolero, de Maurice Ravel (1875-1937), a Suíte nº 1 da ópera Carmen, de Bizet (1838-1875), e a Valsa das Flores, de Tchaikóvski.  

Completam o programa sucessos de Mikhail Glinka (1804-1857), Edvard Grieg (1843-1907), Johannes Brahms (1833-1897), Johann Strauss II (1825-1899), e Jean Sibelius (1865-1957). Uma seleção de obras ideal para amantes da música e também para quem quer conhecer um pouco mais sobre o universo da música clássica. 

Grupo artístico mais avançado do Baccarelli, a Orquestra Sinfônica Heliópolis é o primeiro grupo sinfônico nascido em uma favela no mundo, e hoje é reconhecida como um dos principais grupos jovens do Brasil. Com regência titular do maestro Isaac Karabtchevsky, é a etapa final da fase de profissionalização do programa de educação musical realizado pelo Baccarelli, em Heliópolis. Com jovens talentos formados em Heliópolis e selecionados por meio de audições, o grupo une a força e a paixão da juventude com a disciplina e excelência da formação musical do Baccarelli. E também é um espaço onde os músicos em formação podem vivenciar uma rotina de ensaios e apresentações, com repertórios desafiadores e músicos convidados renomados, que os preparam para o dia a dia de uma orquestra profissional. 

E quem comanda o espetáculo é o jovem maestro Paulo Galvão. Prata da casa, ele foi formado no Instituto Baccarelli como violinista, atuando na própria Orquestra Sinfônica Heliópolis. Com experiências na Orquestra Experimental de Repertório, na Academia de Música da Osusp e na Academia de Música da Osesp, desponta como um dos principais talentos da nova geração da música clássica. Aluno de regência do grande maestro Isaac Karabtchevsky, diretor artístico do Baccarelli, Galvão é também regente titular da Orquestra Juvenil Heliópolis. 

 

Baccarelli e Sesc: juntos por uma cultura acessível e transformadora  

O Baccarelli e o Sesc compartilham um propósito: tornar a arte e a cultura acessíveis a todos, como ferramentas de desenvolvimento humano e transformação social. Dessa afinidade nasce uma parceria sólida, que amplia o alcance da música clássica e do impacto cultural para um público diverso e múltiplo de comunidades diversas.  

O concerto no Sesc Itaquera é o primeiro de uma parceria entre as instituições, que realizará, ao longo de 2025, uma série de apresentações em diferentes unidades do Sesc. Um exemplo de como essa parceria se traduz na prática: um encontro entre a música sinfônica e o espaço público, entre jovens talentos em formação e um público plural. É também a prova de que, quando instituições se unem em torno de valores comuns, o resultado é mais arte, mais acesso e mais oportunidades.  

 LEIA TAMBÉM: Clínicas especializadas e Spas expandem suas atividades no Campo Belo e Brooklin – Fato Paulista

Para mais informações sobre a Temporada 25 do Baccarelli, acesse: baccarelli.org.br/agenda. 

 

Serviço 

 

Orquestra Sinfônica Heliópolis e maestro Paulo Galvão no Sesc Itaquera 

Data: 5 de abril, sábado 

Horário: 15h 

Local: Sesc Itaquera 

Endereço: Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera, São Paulo 

Entrada gratuita, sem retirada de ingressos 

 

Repertório: 

Mikhail Glinka (1804-1857)  

Abertura de Ruslan e Ludmilla (1837-1875)  

 

Edvard Grieg (1843-1907)  

Peer Gynt: Suite nº 1, Op. 46 – Manhã (1874–1875; rev 1885)  

 

Johannes Brahms (1833-1897)  

Dança Húngara nº 5, em Sol Menor (1868)  

(arr. A. Parlow)  

 

Piotr Ilitch Tchaikóvski (1891–1892)  

O Quebra-Nozes: Suíte nº 1, Op. 71A – Valsa das Flores (1891–1892)  

 

Johann Strauss II (1825-1899)  

O Danúbio Azul, Op. 314 (1867)  

 

Jean Sibelius (1865-1957)  

Finlândia, Op. 26 (1900)  

 

Georges Bizet (1838-1875)  

Carmen Suíte nº 1 (1873–1874)  

 

Maurice Ravel (1875-1937)  

Bolero (1928) 

Este concerto recebe o apoio da da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – Pro-mac:        

 

Patrocinador Master: Unilever.        

Patrocinadores Ouro: BTG Pactual, B3 e Instituto CCR      

Patrocinadores Prata: Kinea – uma empresa Itaú, Alelo, Zurich, Mercedes-Benz e Pró-Vida   

Patrocinadores Bronze: Ticket Edenred, Ibiuna Investimentos, Santander, Banco BV, Instituto Marina e Flávio Guimarães, EMS e Grupo GPS  

Apoio: RD Saúde, Instituto Votorantim, Iveco Group, Too Seguros, +55 Assentos Esportivos, IGC, BBC Digital, Trench Rossi Watanabe, Grupo Vamos, Pfizer, BDO, Klabin, Shopping Cidade São Paulo, Vinland Capital, SPX Capital, Banco ABC Brasil, StoneX, Comgas, Amatools, Haganá, Ritec e Verde Asset Management     

Correalização: Sesc São Paulo 

PUBLICIDADE

Deixe um Comentário