Obra de novo Terminal em Itaquera é retomada pela Prefeitura

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Terminal em Itaquera - Em meados de 2013 um “pacotão de obras” foi anunciado para a região de Itaquera. Seria parte do então alardeado ‘legado da Copa”, já que no ano seguinte a competição aconteceria no Brasil e a abertura no Estádio do Corinthians.
Terminal em Itaquera
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Obra de novo terminal em Itaquera – Satélite é retomada pela Prefeitura

Da imensa lista, pouca coisa se concretizou, não vieram para o bairro grandes grupos econômicos e tampouco redes de hotéis, já que os otimistas de plantão bradavam que a velha Itaquera da Maria Fumaça e da litorina, se tornaria a partir dali um polo de convenções e feiras de negócios. Nada disso aconteceu! Algumas intervenções viárias, que renderam desapropriações foi quase uma ‘pá de cal’, no então já combalido comércio de Itaquera. O trecho na rua Lagoa Salgada, que sediava mais de dez comércios desapareceu.

Entre obras paradas e abandonadas estava um grande terreno próximo ao metrô Itaquera, o local durante muito tempo foi alvo de reportagens deste Fato Paulista, pois as águas da chuva não escoavam e assim foi se tornando um imenso ponto de água parada, iminente foco de proliferação do aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue. Leitores ‘cansaram’ de enviar imagens do local denunciando o ‘dengão’, como passou a ser apelidado o terreno.

Quase dez anos depois o prefeito Ricardo Nunes anunciou a retomada da obra do Terminal Itaquera – Satélite. No dia 5 último, Nunes esteve em Itaquera vistoriando o local.

Durante a Ação Prefeitura Presente, o prefeito Ricardo Nunes anunciou a retomada das obras de construção do Terminal Itaquera, que foram iniciadas em 2014, mas foram suspensas após o Tribunal de Contas da União apontar irregularidades na obra da gestão 2013-2016 e interromper o envio de recursos federais.

Na visita, o prefeito ressaltou que a gestão está fazendo várias obras na região para ampliar e construção de estruturas de mobilidade e a oferta de transporte público para a população, como a construção do trecho I do Corredor Itaquera-Líder, com investimento de R$ 27 milhões, além dos BRTs Aricanduva e Radial Leste. A região receberá também o trecho II do Corredor Itaquera-Líder, que terá aproximadamente 3,1 km de extensão e investimento de R$ 151,9 milhões.

Sobre o terminal, que beneficiará cerca de 430 mil passageiros diariamente, o prefeito lembrou que haverá um aumento do número de linhas de ônibus. “Essa é uma obra fundamental que retomamos com muito trabalho e muita persistência. Um investimento importante, onde teremos mais 11 linhas, totalizando 65 linhas servindo a comunidade e interligada com as obras do corredor Itaquera-Líder, futuramente com os BRTs Aricanduva e Radial Leste, ou seja, melhorando cada vez mais as condições de mobilidade das pessoas”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

Prefeito Ricardo Nunes e a secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, Adriana Boggio vistoriam obras do novo terminal

O novo equipamento também irá contribuir para a modernização e melhor eficiência do sistema de transporte atual. Com prazo de execução previsto de 30 meses, o terminal terá um investimento total de R$ 252,3 milhões, sendo R$ 176,9 milhões de recursos da Prefeitura de São Paulo e R$ 75,4 milhões financiados pelo Governo Federal.

“Esta é uma obra muito importante para o transporte público de São Paulo e uma conquista da comunidade de Itaquera. Uma obra que ficou parada, mas pela qual fomos atrás de novos recursos, fizemos nova licitação e que conseguimos retomar agora para facilitar a integração e a transferência das linhas de alta demanda do metrô e da CPTM”, destacou a secretária-adjunta de Infraestrutura Urbana e Obras, Adriana Boggio.

O novo terminal terá 36 mil m² de área construída e será implantado em área vizinha ao atual terminal, ampliando sua capacidade para receber novas linhas de ônibus para atender à crescente demanda da região. Com o objetivo de promover a mobilidade multimodal, ele vai facilitar a integração e transferências para as linhas de alta demanda do Metrô (Linha 3 – Vermelha – Corinthians/Itaquera) e da CPTM (Linha 11 – Coral).

A estrutura terá três pavimentos (térreo, pavimento intermediário e mezanino) além de dois níveis de subsolo para estacionamento, contendo 463 vagas para automóveis e 98 vagas para motos.

Serão implantadas novas plataformas para embarque e desembarque dos ônibus, salas operacionais, sala de vigilância, salas multiuso, serviços de informação, guichês de bilheterias, escadas rolantes, rampas, elevadores panorâmicos, sanitários públicos, fraldário, refeitório, vestiários, quiosques para uso comercial, acessibilidade, paisagismo, além de adequações viárias com novas alças de acesso ao terminal.

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Prefeito Ricardo Nunes e vereadora Sandra Tadeu na área do Córrego Rio Verde

 

Interligação

Também está prevista a conclusão de uma passarela de interligação do novo terminal com o existente, o Metrô, a CPTM e o Poupatempo, com a finalidade de facilitar o acesso dos passageiros.

A iniciativa vai proporcionar um espaço mais amp

lo, confortável e funcional, contribuindo para uma espera mais ágil, além de comodidades e novos serviços para a população.

 

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