Mutirão da Catarata recebe 7 mil pessoas na Zona Leste

PUBLICIDADE
Realizada por voluntários, campanha no Shopping Aricanduva agendou 1.175 cirurgias
PUBLICIDADE

A  19ª etapa do Mutirão de Atendimento de Catarata recebeu em 21 de agosto 7 mil pessoas no Shopping Aricanduva, entre pacientes, acompanhantes e voluntários. Foram agendadas 1.175 cirurgias. Promovida por várias instituições e centenas de voluntários, a campanha já atendeu mais de 30 mil pessoas. “O nosso mutirão foi um sucesso, como felizmente tem sido ao longo de quase 20 anos”, destacou o seu idealizador, o vereador Gilson Barreto. O prefeito Ricardo Nunes compareceu ao evento, além de outras autoridades.

Ela é organizada pelo Shopping Aricanduva, Instituto Cultural Gilson Barreto, Instituto São Paulo de Ação Voluntária e Instituto Eye Hospital, com apoio do Poupatempo, da CPTM, do Rotary- Distrito 4563 e do Movimento Escoteiro de São Paulo.

“Essa ação é muito importante por duas razões principais: permite a uma grande quantidade de pessoas o tratamento de um problema de saúde que com o tempo pode se tornar muito grave. E mostra que a parceria entre a sociedade e o poder público pode enfrentar com sucesso uma série de desafios sociais”, acrescenta o vereador Barreto.

“É um imenso prazer para o Shopping Aricanduva realizar o 19º Mutirão da Catarata”, destaca o diretor superintendente do Centro Comercial Aricanduva, Marcos Sérgio de Oliveira Novaes. “Uma iniciativa que faz a diferença na vida de milhares de pessoas. A cada ano aprimoramos nosso trabalho de atendimento aos idosos e nossa meta é continuar oferecendo essa grande oportunidade de tratamento ocular, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população. O Shopping Aricanduva sempre foi muito bem acolhido pela população e buscamos retribuir todo esse carinho, promovendo ações e eventos culturais, esportivos e sociais gratuitos e de qualidade”, acentua.

 

A doença

 

A catarata provoca o embaçamento do cristalino, uma parte do olho transparente e que funciona como uma lente que ajuda as imagens a se tornarem nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado, provoca a cegueira. O processo de perda de visão pode demorar anos ou meses e atinge um ou os dois olhos.

Diretor do Instituto Eye Hospital, um dos realizadores do mutirão, e médico especialista em catarata há cerca de trinta anos, Jefferson Barreiro explica que, em caso de diagnóstico da doença, a cirurgia resolve em 99% das situações. “A catarata começa em qualquer fase da vida, mas o mais comum disparado é a partir da terceira idade”, ressalta.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a enfermidade é a maior causa de cegueira reversível no mundo. Afeta mais de 65 milhões de pessoas e causa perda de visão moderada a grave em mais de 80% dos casos.

 

 

PUBLICIDADE

Deixe um Comentário