Já nos preparativos para o carnaval 2024, a Escola de Samba Leandro de Itaquera repete a dose e levará para a avenida Os Seis Segredos do Uriaú, enredo que chamou a atenção de toda a mídia do Brasil e do exterior no início do século.
O enredo retrata a mística, o folclore e toda a necessidade da preservação da Amazônia, considerada o pulmão do planeta.
No domingo dia 6 último a “Diretoria Executiva” da vermelho e branco organizou um grande evento para o lançamento do enredo, que contou com as participações especiais das co-irmãs: Nenê de Vila Matilde e Mocidade Unida da Mooca.
Diversas personalidades do mundo do samba e da sociedade marcaram presença , entre elas a vereadora Sandra Tadeu e o subprefeito de Itaquera Rafael Limonta.
Durante a grande festa, com um público de cerca de mil pessoas, o presidente Leandro Alves Martins anunciou as novas contratações para o carnaval 2024.
Vale lembrar que em 2001 o jornal Agora São Paulo noticiou: ‘a constelação da Leandro”. A reportagem se referia as grandes contratações feitas na época. O empresário Leandro Alves Martins – na época – não poupou investimentos e trouxe nomes como o carnavalesco, Milton Cunha, o mestre de bateria Adamastor, para madrinha de Bateria a atriz Thais Araújo e como intérprete oficial, trouxe do Rio de Janeiro o lendário Rixa, considerado o “Pavaroti do Samba”
Claro, os tempos são outros, o local de desfile também, pois a Leandro deixa de desfilar no sambódromo e volta para o desfile dos bairros, depois de mais de três décadas. Mais uma vez o tino empresarial do presidente Leandro Alves Martins ‘fala mais alto’ com grandes contratações como assim foi em 2001.
Para carnavalesco volta a casa o premiado Hernane Siqueira, com passagens por grandes e tradicionais agremiações do eixo Rio-São Paulo, ele chega com a missão de reeditar o Seis Segredos do Ariaú, um enredo épico que na época chamou atenção do planeta para a necessidade da preservação da fauna e da flora.
Para liderar o time de canto e interpretar o premiado samba de autoria de Xixa (falecido), Jajá da Leste e Junior Guararema , chega Thiago Lima, filho do premiado intérprete Dom Marcos.
Outro quesito chave é a Comissão de Frente, na época comandada pelo coreógrafo Luis Mário, para este ano chega o professor de Educação Física, Douglas Terci, com passagens por Morro da Casa Verde, Barroca Zona Sul, Camisa Verde e Branco e Império da Casa Verde. Ele chega com a difícil missão de coreografar e preparar este quesito que para muitos é considerado o “motor de arranque” dos desfiles
“Minha expectativa está alta por ser meu primeiro carnaval como coreógrafo de uma escola de samba e ainda mais numa escola de tanta tradição como a Leandro de Itaquera! Sobre a comissão temos algumas ideias que estão sendo trabalhadas, mas nada está definido”, comentou o professor Douglas Terci.
O Fato Paulista também ouviu o experiente carnavalesco Hernane Siqueira, que chega com a difícil missão de reeditar um enredo, que é gigantesco, porém para 2024 terá que condensar já que a Leandro de Itaquera vai desfilar em uma avenida do bairro do Butantã e com menos componentes.
Sempre didático a cada palavra, porém sem perder o lirismo, a poesia e o romantismo, Hernane explica que pretende fazer a releitura de forma clara e objetiva e aponta como grande desafio justamente o local onde a Leandro de Itaquera vai desfilar. “Estamos saindo do sambódromo para voltar a desfilar em bairro, sairemos de mais de mil componentes para cerca de 400, ao invés de quatro carros alegórico gigantescos, teremos – em virtude do regulamento – apenas dois e pequenos em vista da história da vermelho e branco com carros suntuosos e gigantes”, destacou.
Ele completa ainda afirmando que o grande desafio não é desfilar no bairro e sim uma escola de samba com o tamanho da Leandro de Itaquera ter que desfilar com um número reduzido de componentes, além das alegorias terem que ser menores, ao contrário da tradição leandrense.
“Os Seis Segredos do Rio Ariaú” volta com a missão de clamar pela preservação da Amazônia, que continua sendo explorada e devastada ilegalmente. O Ariaú representa a lágrima de choro do caboclo ribeirinho e do povo amazonense”, relata
“Com os Seis Segredos do Ariaú, os tambores da Leandro já estão batendo mais forte, para galgar cada degrau para voltar a Elite do Carnaval paulistano”, finalizou.
Quem também chega com uma difícil missão é o intérprete Thiago Lima, pois será intérprete de um dos sambas mais executados da história do carnaval de São Paulo. Ele tem o DNA da vitória, pois é filho do lendário Dom Marcos, um dos mais renomados e históricos intérpretes do carnaval.
Apesar de muito jovem, experiência não falta ao talentoso Thiago Lima. Em 1997 ele começou na ala das crianças da Nenê de Vila Matilde, onde o seu pai era o intérprete, pouco tempo depois já era o intérprete mirim da Rosas de Ouro. Em 2006 ao lado do pai integrou a Ala Musical da Unidos de São Lucas. A partir daí começou ao ‘voo solo’ com passagens pela Dragões da Real, novamente Rosas de Ouro, X9 Paulistana, mais uma vez São Lucas e Mocidade Unida da Mooca de onde veio para a Leandro de Itaquera.
LEIA TAMBÉM: Editora Claudia Canto promove o 1° Troféu Riqueza Descoberta na Câmara Municipal de São Paulo – Fato Paulista
“A minha expectativa é a melhor possível, cantar um samba que foi interpretado pelo Xixa e pelo Rixxa, dois grandes ídolos da minha infância. Sei da minha responsabilidade que é empunhar um microfone que foi também de Eliana de Lima, Juninho Branco, Beto Muniz, Luizinho de Itaquera e tanta gente maravilhosa”, comenta em tom de emoção.
E antes de terminar a entrevista Thiago Lima, com a emoção de como se estivesse voltando no tempo, entoa com todo o seu talento e energia: “Eu amo este lugar, aguenta coração, vem da Zona Leste a simpatia do Leão”.