Nos esportes o bairro de Itaquera se notabiliza como um polo formador de talentos e campeões. Craques com passagens por grandes clubes inclusive do exterior surgiram em campos itaquerenses, o bairro também contabiliza diversos campeões nas mais diversas artes marciais.
Já nas artes e na cultura o bairro também nunca deixou a desejar e é daqui uma atriz eclética com atuações nos palcos, nas telonas, nas telinhas e destaque nas mídias sociais: Flávia Mercadante, nascida no bairro e por onde anda faz questão de exclamar: “Itaquera meu orgulho, meu amor”.
Nascida em uma das mais tradicionais famílias do bairro, é neta do líder e ativista social Raimundo Nonato Reis (avô materno) e do jornalista Abel (avó paterno), ambos já falecidos. Vale lembrar que um dos primeiros jornais do bairro foi editado pelo lendário jornalista Abel, era a Tribuna de Itaquera nos idos anos 70. A tradição familiar de Flávia Mercante, vale um capítulo inteiro na história da Zona Leste.
Formada em artes cênicas – com drt – pelas tradicionais Teatro Escola Macunaíma e Teatro Escola Wolf Maia, Flávia Mercadante contabiliza especializações em Musical e TV e no Stúdio Fátima Toledo, fez preparação para cinema. E olha que o currículo dela é extenso: também é cantora, dançarina, formada em jornalismo esportivo e atua como social mídia (mkt digital).
Em agosto estará em cartaz com espetáculo Quatro Frades e Dois Bebês no Teatro Eva Wilma, depois de várias semanas lotando o Teatro West Plaza. Ela vive a Freira Maria, “uma freira doidinha com pensamentos duvidosos, porém tem um imensurável amor por uma bebezinha que aparece no convento”, assim ela resume a sua personagem. “Se eu disser mais, já vira spoiler”, brinca.
Vale lembrar que o espetáculo passa uma mensagem através do humor sobre criação, adoção e amor. “A peça faz as pessoas lembrarem que os frades e a freiras são seres humanos. Com sonhos, vontades e claro, muito amor”, completa.
“Quatro Frades e Dois Bebês” soma-se aos mais de 15 espetáculos ao longo da carreira de Flávia Mercadante. Ela já atuou também em obras infantis e musicais, com destaques para os espetáculos: ‘O amor venceu’ baseado no best seller de Zibia Gasparetto, Rainha Esther, Espetáculo Bíblico de Maria Dudah Senne e ‘Amor de Renúncia’ baseado no livro de Chico Xavier.
Esta atriz itaquerense já protagonizou comerciais de televisão para empresas como Delboni, Vivo e Cimed. Ainda nas telinhas participou de novelas no SBT como Carrossel e Patrulha Salvadora com a personagem Rakelly, uma jornalista do Jornal de Kauzópolis.
Mas os talentos da atriz multimidia de Itaquera não param por aí. Já fez também narração em livro didático da Turma da Mônica “Vamos Falar Português Volume II”, rádio novela: “Boa Nova” com direção Arlette Montenegro e vídeo clipes da banda “Hesaike’ e Tito Scallon.
LEIA TAMBÉM: MC EZ reúne vários ritmos na música ‘Mente dos Homens’ – Fato Paulista
Com a nítida emoção de quem ama o que faz costuma dizer que: “estar em cartaz na minha amada zona leste é um prazer inenarrável. Sou amante do bairro que nasci e cresci” e completa: “em nossa região existem muitos artistas, mas infelizmente a arte não chega como destino final aqui”.
“Meu grande sonho é dar aulas para as crianças da comunidade e deixá-las mais familiarizadas com a arte, surgindo desde sempre então, como uma manifestação natural no universo infantil. Além da capacidade de comunicar sentimentos, a arte também serve como um verdadeiro trampolim para o desenvolvimento da criatividade”, finaliza.
LEIA TAMBÉM: Museu da Língua Portuguesa – Oficial (museudalinguaportuguesa.org.br)