Inge Elisabeth – A teacher das famílias itaquerenses

PUBLICIDADE
No alto de seus 90 anos ainda leciona idiomas com a fluidez dos tempos de Liceu Camilo Castelo Branco, quando iniciou aulas de inglês para a turma no Primário (atualmente fundamental 1) nos anos 70.
teacher
PUBLICIDADE

Sem sobra de dúvida Teacher Elisabeth é a mais antiga professora itaquerense em atividade, ainda lecionando para crianças, jovens e adultos. Entrevistá-la ou uma simples conversa, se torna uma aula de história, bons hábitos e persistência. Nascida na Alemanha, mais precisamente em Berlin, ela conta que chegou ao Brasil em 1950, ainda adolescente. Ao lado da mãe e de duas irmãs, trabalhou na agricultura, inicialmente em Terra Roxa no Paraná e depois em Macaé no Rio de Janeiro. Foi em Macaé que um acidente com uma colega de lavoura, fez que a adolescente Elisabeth mostrasse todo o seu conhecimento em primeiros socorros. Ela conta que na Alemanha, as crianças quando entram na escola já começam a ter aulas também de primeiros socorros. Dias depois, ela já atuava no Posto de Saúde desta cidade.

A partir deste episódio, já se percebia, que a jovem germânica não tinha vindo a vida a passeio. Tinha uma grande missão a ser cumprida!

Graças a uma obra dos acasos da vida, casou-se com o também alemão e químico Herbert Schmitt, teve três filhos: Monica, Roland e Cristian. Sempre enfática em externar o amor aos filhos e 4 netos.

Teacher Elisabeth em 1958, já casada mudou para Itaquera, onde reside até os dias de hoje com os filhos Roland e Cristian, na mesma residência.

Vale destacar que a residência, já se torna um passeio pelo mundo, com milhares de livros, antiguidades e honrarias que a docente recebeu ao longo dos anos. Até mesmo os descansos de copo (bolacha) são com imagens de diversos países. “Prefere Alemanha, França ou Austrália?”, pergunta antes de servir um copo de refrigerante.

Até os dias de hoje muitos sessentões itaquerenses lembram com carinho das aulas de inglês da teacher Elisabeth. Existem famílias no bairro, que 4 gerações aprenderam inglês, com esta professora, que se tornou uma das mais apaixonadas moradoras deste bairro cidade.

Aliás, quando se fala a ela sobre o aniversário de Itaquera, que no dia 6 de novembro completou 337 anos, ela fixa o olhar como se estivesse voltando no tempo e nitidamente se emociona quando lembra o dia que a professora Frances Rava a convidou a dar aula de inglês no Liceu Camilo Castelo Branco para os alunos do então primário (atualmente fundamental 1). Hoje já médicos, advogados, juízes, jornalistas, empresários tiveram o primeiro contato com o idioma britânico através das aulas bem-humoradas e cheias de carinho ministradas pela Teacher Beth.

LEIA TAMBÉM: 337 anos de Itaquera – O coração pulsante da zona leste – Fato Paulista

A partir daí a sua história com Itaquera não parou de firmar laços que duram até os dias de hoje.  Pouco tempo depois de iniciar as aulas no “Castelo”, adquiriu a franquia da Escola de Idiomas Pink and Blue.

Vale lembrar ainda que um dos grandes nomes da educação itaquerense, professor Antonio Calmon, foi seu aluno nos anos 70 e hoje é o diretor franqueado da Wizard Itaquera.

Uma história de luta, perseverança, de amor ao que faz, de amor aos filhos, amor aos 4 netos, amor a Educação e amor a Itaquera. Esta reportagem, nesta edição de aniversário de Itaquera é uma pequena homenagem a esta professora que, que formou diversos itaquerenses e continua aí firme e forte fazendo o que mais ama: lecionar!

PUBLICIDADE

Deixe um Comentário