A Vila Madalena é um símbolo da cidade de São Paulo. Localizado na zona oeste da capital, o local é visitado diariamente por turistas e explorado até mesmo pelos próprios moradores da região e trabalhadores do bairro.
Ao andar pela Vila, é possível ver gringos tirando fotos nos pontos turísticos a qualquer momento do dia e aproveitando seus bares e restaurantes para conhecer um pouco mais da gastronomia brasileira.
A história da Vila Madalena
Antes mesmo de ser cobiçado por inúmeras pessoas, que ostentam um sonho de ter um apartamento na Vila Madalena, o bairro tinha o nome original de Vila dos Farrapos. O local começou a ganhar relevância na cidade na década de 70, onde estudantes exploravam o bairro devido a proximidade com a USP.
Na década de 80, o local teve espaço para os hippies, que começaram a morar por lá e, até os dias atuais, é possível sentir a cultura deles em alguns bares e o jeito de se vestir dos donos.
O grande boom da Vila surgiu na década de 90, onde os moradores mais ligados a cultura iniciaram o processo de valorizar o bairro e transformaram a Vila Madalena em referência na cidade.
Bares e Restaurantes
Conforme a cidade de São Paulo começou a expandir, a Vila Madalena acompanhou a sua expansão de forma natural. Os restaurantes começaram a se espalhar e fizeram do local um verdadeiro centro econômico do turismo na cidade.
Durante o dia, os trabalhadores e turistas aproveitam a grande variedade. É possível encontrar restaurantes que exploram a gastronomia da Argentina, México, Chile, Japão e claro, como não poderia ser diferente, a brasileira. Opção não falta.
Conforme a tarde começa a cair, os bares abrem suas portas e o público pode apreciar uma cervejinha gelada, com petiscos e música ao vivo, uma característica forte dos bares.
É possível andar pela Vila Madalena e ver seus apreciadores procurarem locais onde a música ambiente seja um ponto primordial para aproveitar a noite paulistana.
Balada
Em São Paulo, a noite é conhecida como “balada”. Por conta disso, a Vila Madalena é um dos locais que mais apresentam opções. A rotatividade do bairro é alta e diversas casas são inauguradas com frequência para explorar o seu público.
Moradia na Vila Madalena
Em meio a um bairro com forte identificação com a vida boêmia de São Paulo, a habitação é um verdadeiro charme. Pelas ruas é possível identificar que algumas casas resistem a exploração imobiliária e mantém a sua tradição em uma cidade que não para de crescer.
Por outro lado, ruas tradicionais da Vila, como, por exemplo, a Fradique Coutinho, Aspicuelta, Girassol, Purpurina, entre outras, já começam a sentir na pele as novas construções e os moradores que não cansam de surgir.
Locomoção no bairro
Vale citar, que além de toda a questão boêmia e novos empreendimentos comerciais e habitacionais, a Vila Madalena ainda tem espaço para duas estações de metrô. A mais antiga é a estação que leva o nome do bairro e faz parte da Linha 2 Verde. A outra é mais recente. Trata-se da Fradique Coutinho, que faz parte da Linha 3 Amarela. Além disso, o bairro também comporta um terminal de ônibus que tem ligação com diversos pontos da cidade.