Dra. Sandra Tadeu destinou recursos para a construção da Unidade da Saúde da Mulher de Itaquera

PUBLICIDADE
Saúde de qualidade é a prioridade da vereadora dra. Sandra Tadeu. Ao longo do seu mandato ela destinou R$ 5 milhões, em recursos parlamentares, que já garantiram a reforma e a compra de diversos equipamentos para hospitais, AMAs e UBSs da cidade.
dra. Sandra Tadeu
PUBLICIDADE

A vereadora dra. Sandra Tadeu  também reivindicou ao prefeito Ricardo Nunes a instalação de um centro de diagnóstico da mulher na zona leste. O pedido resultou na construção do primeiro equipamento exclusivo de diagnóstico voltado para o público feminino: a Unidade de Saúde da Mulher, que vai funcionar em Itaquera.

“A Unidade de Saúde da Mulher será especializada na oferta de exames essenciais para o diagnóstico precoce de doenças que atingem principalmente as mulheres. “A previsão é de que a obra seja concluída em dezembro deste ano e inaugurada até fevereiro de 2024”, adiantou a vereadora dra. Sandra Tadeu  , que  também indicou recursos para a execução da obra. Recentemente, ela visitou o espaço acompanhada do prefeito Ricardo Nunes e do Secretário Municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

A vereadora salientou, que o objetivo é proporcionar a realização de vários exames e procedimentos num mesmo local e, preferencialmente na mesma data. “Muitas vezes a mulher vai ao médico e demora quase um ano, ou mais, para fazer o exame e dar início ao tratamento”.

Ciente da situação, o Secretário da Saúde informou que, “Essa unidade vai ofertar um leque de exames. Em vez de a mulher marcar os procedimentos em dias e lugares diferentes, ela vai ter a oportunidade de vir nessa unidade para fazer todos os exames solicitados pelo médico. Aqui, teremos 12 exames“.

Zamarco ressaltou que a obra está sendo construída pela Subprefeitura de Itaquera e será referência para todas as supervisões da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Leste, que tem mais de 796 mil mulheres acima de 15 anos em todo o território, segundo dados de julho do mais recente boletim da Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo).

LEIA TAMBÉM: Adquira o convite para a festa de 10 anos do Instituto Luz do Amanhã no Elite Itaquerense – Fato Paulista

EXAMES DISPONIBILIZADOS

 

Na Unidade de Saúde da Mulher serão disponibilizados 12 exames considerados prioritários no rastreamento de doenças na mulher: mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia mamária; ultrassonografia de abdômen total, ultrassonografia de abdômen total e transvaginal com preparo intestinal, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia de rins e vias urinárias, ultrassonografia da tireoide, colposcopia com biópsia e anátomo patológico, se necessário; vulvoscopia com biópsia e anátomo patológico, conforme a necessidade; histeroscopia com biópsia e anátomo patológico, com estudo urodinâmico completo se preciso. Podendo ter novos exames, caso tenha indicação médica.

A unidade funcionará na rua La Pena, 75, e vai atender de segunda a sábado, das 7h às 19h. O encaminhamento para exames na Unidade de Saúde da Mulher será feito pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da paciente com agendamento via Sistema Integrado de Gestão de Assistência à Saúde (Siga).

 

 

PUBLICIDADE

Deixe um Comentário