O Córrego do Limoeiro teve cerca de 400 metros de extensão canalizados pela Prefeitura de São Paulo para minimizar os impactos das chuvas e também proporcionar à população que vive entre a Rua Solange da Pureza Santos Lemos e a Avenida Bento Guelfi, em São Mateus, na Zona Leste, um melhor acesso aos equipamentos de lazer e ginástica.
A intervenção, que foi finalizada em outubro do ano passado, é essencial para aumentar a eficiência da drenagem e também da capacidade de escoamento da água. A obra contou com a utilização da estrutura de bolsa-creto, que consiste no empilhamento de sacos preenchidos com concreto, de forma estratégica para formar uma barreira resistente e estável. Essa técnica é uma importante aliada na contenção de taludes.
Além da canalização, foi implantada uma praça linear com mesas e bancos de concreto, barra dupla, simulador de cavalgada, carrossel, escorregador, balança, área pet, quadra de basquete e reforma da passarela. No local, também foram plantadas 60 mudas, das espécies palmeira imperial, monsteira e quaresmeira. Uma obra que contou com investimento de cerca de 20 milhões de reais.
A implantação da praça linear no córrego do limoeiro é a prova que é possível unir infraestrutura com lazer em uma só obra. Após a conclusão, Laerte Carnachioni, engenheiro fiscal da SMSUB, relata a satisfação de ter feito parte da transformação de um local: “Quando entregamos a obra, a gente percebeu que mudou a cara do local, ficou mais legal e isso é uma satisfação. Você pode ter um ano de prefeitura, dois ou 30, que a satisfação é a mesma. É um tipo de obra que é bem compensadora.”.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de SP abre 1.900 novas vagas para o programa Mães Guardiãs – Fato Paulista
Uma conquista que é exaltada pela dona Sueli Garcia de Abreu, dona de casa, residente de São Mateus há mais de 35 anos. Sueli disse que a canalização do córrego era uma solicitação antiga da população, que agora está feita. “Tudo isso começou com o meu cunhado Juarez (líder comunitário que morreu em janeiro deste ano). Ele lutou muito pela canalização do córrego. Era isso que a gente mais queria aqui.”
A canalização veio juntamente com a praça linear, trazendo cor e vida onde era mato e barro. Durante a entrevista, Sueli relembrou do sonho do cunhado, que se transformou em legado.
A obra se soma a outras nove praças lineares espalhadas pela cidade
- Praça Linear Anhanduizinho
- Praça Linear Córrego Itaquera
- Praça Linear Córrego hospital
- Praça Linear da Vila Princesa Isabel
- Praça Linear Guaianases
- Praça Linear Domênico Palma
- Praça Linear Jaguarezinho
- Praça Linear Água Podre
- Praça Linear Jardim Vitória.