Essa é a quinta UPA na Zona Leste e a 18ª em toda a nossa cidade, 15 delas entregues nos últimos quatro anos. Mais quatro serão inauguradas até o fim do ano.
A UPA Cidade Tiradentes atende 24 horas e tem 13 leitos, incluindo observação de adultos e crianças e a primeira intervenção para os casos cirúrgicos e de trauma. É possível estabilizar os pacientes e fazer o diagnóstico inicial para definir a conduta necessária para cada caso.
Também oferece serviços de urgência e emergência em clínica médica, pediátrica, ortopédica, cirúrgica e exames laboratoriais.
A nova UPA tem 57 salas, entre consultórios, salas de avaliação de risco, serviço social, posto de enfermagem, quartos de isolamento, recepção, salas de espera e outros espaços.
É um reforço importante na região, onde já estão instalados a UBS Nascer do Sol e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantojuvenil II Cidade Tiradentes.
Como bem destacou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a UBS é a porta de entrada da população. Depois, a UPA faz o atendimento de urgência e emergência e encaminha os casos de média e de alta complexidade para o Hospital Cidade Tiradentes.
É possível portanto concluir todo o ciclo de atendimento e tratamento até a alta dos pacientes. Esse processo protege e melhora a qualidade de vida dos moradores e profissionais de Cidade Tiradentes. É mais um avanço que deve ser celebrado.
Vereador Gilson Barreto.