Associação Toca da Onça realiza encontro de amigos em São Mateus

PUBLICIDADE
Por Francisco Souza Realizada no dia 23 de setembro, o Encontro de Amigos da ACTO - Associação Cultural Toca da Onça, no Jardim Vera Cruz, São Mateus.
Toca da Onça
PUBLICIDADE

O Encontro de Amigos da ACTO – Associação Cultural Toca da Onça é uma roda de samba regada à churrasco e cerveja, como toda festa que se preza na periferia, deram o tom da confraternização que aconteceu numa noite de sábado. A entidade desenvolve diversos trabalhos sociais nas áreas de esporte e cultura, como escolinhas de futebol e percussão e segundo os organizadores, o Encontro serviu também para celebrar as últimas conquistas da comunidade, como a recém criada Escola de Samba e as parcerias para o desenvolvimento do futebol feminino na Zona Leste.

“A origem da Toca da Onça foi em 1986, quando acontecia o rachão entre os pretos contra os brancos, depois da lavagem da rua da feira de domingo e em seguida, tinha uma roda de samba. Era criança nessa época, mas lembro que muita gente boa do samba aqui de São Mateus, que depois viraram músicos profissionais, começaram tocando nessa roda. Minha falecida madrinha, Dona Irene, tinha um bar nessa mesma rua, onde o pessoal se reunia e ela não vendia fiado de jeito nenhum, ficava brava e o meu padrinho apelidou o bar de Toca da Onça, que depois resgatei dando o nome da associação”, conta Marcelo Ramos Viana, fundador da entidade.

LEIA TAMBÉM: Coluna Cultura, Diversão e Entretenimento com a cantora Jéssica Américo – Fato Paulista

Hoje, o presidente da Associação Toca da Onça é o professor de Educação Física, Antônio Almeida, o ‘Tonhão’, que coordena projetos sociais ligados ao esporte, em especial escolinhas de futebol feminino. Em 2019, treinou o time do Parque Santa Madalena do bairro vizinho de Sapopemba que ficou em 3º lugar na Taça das Favelas.

PUBLICIDADE

Deixe um Comentário