Ao completar um ano de operação nesta terça-feira (13), o Aquático-SP, primeiro sistema de transporte público hidroviário da cidade, inaugurado pela Prefeitura de São Paulo em maio do ano passado, comemora a marca de 500 mil passageiros transportados e aprovação de 90,34%, segundo pesquisa realizada pela SPTrans com usuários do sistema que liga os terminais hidroviários Mar Paulista e Parque Linear Cantinho do Céu, na represa Billings.
O levantamento, feito entre os dias 12 e 17 de abril, mostra que a maioria dos entrevistados utiliza o serviço como parte da rotina de deslocamento para o trabalho, especialmente nos dias úteis. Do total de 476 passageiros entrevistados, 90% se declararam satisfeitos com o Aquático-SP e 7% responderam não estar nem satisfeitos, nem insatisfeitos.
A pesquisa aponta também que 53,57% dos usuários usam o Aquático-SP para ir e voltar do trabalho. Esse dado se relaciona ao perfil de uso frequente: 69,54% dos passageiros utilizaram o serviço em sete dias ou mais nos últimos dois meses. Também é significativa a proporção de passageiros que viajam sozinhos (69,75%), o que reforça o uso como meio de transporte regular.
A experiência de viagem foi amplamente elogiada. Os principais atributos destacados foram a limpeza das embarcações (97,48%), o tempo de viagem dentro da embarcação (95,59%) e o conforto durante o trajeto (93,70%). Além disso, 92,23% dos entrevistados recomendariam o serviço a parentes ou amigos.
Entre os aspectos positivos mais citados, a rapidez em relação ao ônibus e à ausência de trânsito foi o item mais mencionado, especialmente entre quem utiliza o serviço nos dias úteis (57,14%). Outros destaques incluem o atendimento dos operadores, a paisagem do trajeto e a organização do serviço.
Mesmo com a forte adesão para fins de trabalho, o Aquático-SP também tem sido opção de lazer para parte da população. Entre os usuários que declararam utilizar o serviço aos finais de semana, 40,72% indicaram passeios como principal finalidade, seguidos por visitas a parentes e amigos (28,05%).
O serviço gratuito, em operação assistida, conecta os terminais Mar Paulista e Cantinho do Céu e funciona diariamente das 5h às 21h. Com a consolidação do primeiro ano de operação, a SPTrans segue acompanhando os dados de desempenho e a experiência dos usuários para aprimorar cada vez mais a mobilidade na região.