“Cuidar da periferia é cuidar de todos os outros bairros que não são da periferia”, assim o prefeito Ricardo Nunes definiu como será a nova gestão 2025-2028, em seu discurso na solenidade de início da nova gestão, nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, no Theatro Municipal, no Centro Histórico.
“A nossa gestão está presente e estará presente em cada canto da nossa cidade”, destacou o prefeito. “Mas o coração deste prefeito tem um endereço e é a periferia de São Paulo. Porque quanto mais a gente faz pela periferia, mais a gente faz pela cidade inteira.”
Ricardo Nunes enfatizou sua origem na periferia de São Paulo, utilizando sua vivência para conectar-se com os desafios enfrentados pela população mais vulnerável. Bastante emocionado, o prefeito deixou claro que sua prioridade é atender às necessidades dessas comunidades.
“Aqui lhes fala o Ricardo, a pessoa que cresceu na periferia e que hoje se tornou prefeito da cidade de São Paulo. Isso é uma conquista que não é minha. É uma conquista que mostra que São Paulo é a capital das oportunidades, as oportunidades para todos.”
Em seu discurso de posse, o prefeito enfatizou a importância de uma gestão humanizada, com foco na transformação social e na prosperidade de todos os cidadãos. O prefeito demonstrou consciência dos desafios a serem enfrentados e a disposição de trabalhar em parceria com outras esferas de governo, além da própria equipe.
“Na minha caminhada, eu sei que a dor de uma mãe que não tem o acesso a um serviço público, que não tem acesso à saúde, que não tem acesso à educação. E sei isso não porque estudei num curso de sociologia numa universidade de alto nível. Eu sei isso porque essa era a minha realidade. E é por eu ter sentido isso, vivido isso, que eu comecei a fazer uma militância”, afirmou o prefeito.
Esta ênfase na sua experiência pessoal busca gerar identificação com os cidadãos e transmitir a ideia de que a prefeitura estará presente e atuante nas regiões mais necessitadas.
Na cerimônia, o prefeito ainda nomeou o secretariado. Veja aqui quem compõe a nova gestão.
A solenidade foi restrita a convidados e jornalistas credenciados e teve apresentação da Orquestra de Heliópolis do Instituto Bacarelli e o Hino Nacional executado pelo maestro João Carlos Martins.
Pontos de destaque do discurso na solenidade de início da Nova gestão
Servir com Humanidade:
O prefeito destacou a importância de uma gestão humanizada, indo além da competência técnica. Ele incentivou sua equipe a se conectar emocionalmente com os problemas da população e buscar soluções que impactem positivamente a vida das pessoas. “A nossa única ambição é fazer uma São Paulo que seja muito melhor, que tenha uma saúde melhor, que faça uma assistência social melhor… que cuide das pessoas mais necessitadas.”
“O que eu desejo a vocês é humanidade, porque não existe só competência quando não existe humanidade.”
Transformação Social e Prosperidade:
Ricardo Nunes definiu como “revolução” a melhoria da vida das pessoas, por meio de ações que proporcionem prosperidade, cidadania, oportunidade e justiça social. Ele ressaltou o potencial de São Paulo para liderar a transformação social no país.
“Se alguém aqui quer fazer uma revolução, revolucione a vida de uma pessoa. Depois revolucione a vida de outra pessoa, revolucione a vida de uma família. E quanto mais famílias forem revolucionadas, nós teremos feito uma revolução chamada prosperidade.”
Continuidade e Parcerias:
O prefeito reconheceu o legado do seu antecessor, Bruno Covas, e destacou a importância de dar continuidade aos projetos em andamento. Além disso, enfatizou a importância da parceria com o governador Tarcísio de Freitas para potencializar as ações do município.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura libera crédito hoje para material e uniforme escolar para os estudantes da Rede Municipal – Fato Paulista