Demanda no XV de Novembro – O povo reclama, reivindica, faz abaixo assinados, protesta, mas nada sai do papel. Entra eleição e sai eleição e o problema lá continua, muitas vezes ceifando a dignidade de moradores e até mesmo vidas inocentes.
Uma antiga demanda dos moradores de Parada XV de Novembro, mais precisamente Vila Brasil, parece que vai sair do papel. O local é como se fosse uma “tríplice fronteira”, entre subprefeituras, já que a obra fica justamente na divisa entre três subprefeituras: Itaquera, São Miguel Paulista e Guaianazes, talvez por este motivo, não ocorreu antes uma solução.
A obra consiste na abertura sob a avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial) , entre a Travessa dos Mistérios em XV de Novembro e avenida Inajá Guaçu em Vila Progresso, tornando assim um alternativa no trânsito. Hoje o local é um ponto viciado em descarte de lixo e entulho. A reivindicação é tão antiga, que vem desde a inauguração da Nova Radial e este Fato Paulista chegou a noticiar o problema há cerca de 7 anos atrás.
Desta vez parece que sai, pois uma força tarefa está sendo realizada entre os três subprefeitos, a vereadora Dra. Sandra Tadeu, técnicos e engenheiros da Prefeitura que visitaram o local. A população local ficou esperançosa.
Vale ainda lembrar que diversas lideranças cobraram e fizeram encaminhamentos por esta demanda, portanto o mérito é de todos que de alguma forma lutaram em prol da solução do problema.
Foi no dia 14 de janeiro, o Subprefeito Rafael Limonta esteve na Travessa dos Mistérios, em Itaquera, para discutir com a representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), o retorno da obra de mobilidade que vai ligar a Travessa dos Mistérios à Avenida Inajá-Guaçu, em Vila Progresso. Obra de extrema importância para a região, especialmente por se tratar de um local de tríplice fronteira.
A visita ao local contou com a presença de autoridades como Damaris Moura, Subprefeita de São Miguel Paulista, e Thiago Della Volpi, Subprefeito de Guaianases, da Vereadora Dra Sandra Tadeu e de representantes da Sabesp.
Segundo Limonta “a melhoria da mobilidade urbana é essencial para garantir um deslocamento mais eficiente, seguro e acessível para os moradores da região. A ligação entre a Travessa dos Mistérios e a Avenida Inajá-Guaçu certamente trará benefícios significativos em termos de fluidez do trânsito além de acabar com o problema das enchentes na região”.
O Subprefeito Rafael Limonta aproveitou a ocasião para cobrar explicações da Sabesp sobre obras que estão sendo realizadas na Travessa dos Mistérios e que têm causado transtornos para a população local.
RADAR SUBPREFEITURA ITAQUERA
Mobilidade
A Subprefeitura Itaquera anunciou o início das obras para a ligação viária da Rua Cristóvão de Salamanca com a Agrimensor Sugaya.
A notícia representa um passo importante em direção à melhoria das condições de deslocamento e acessibilidade para os moradores dos bairros José Bonifácio, Fazenda do Carmo e Colônia, além de proporcionar maior fluidez no trânsito e facilitar o deslocamento de mais de um milhão de pessoas que serão beneficiadas por essa nova ligação viária.
O contrato foi assinado em dezembro de 2024, e a empresa vencedora da licitação tem prazo de 120 meses para a conclusão da obra. Além de melhorar a mobilidade, a obra contribui para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos habitantes dessas localidades.