Quem transita por Itaquera sabe a dificuldade imensa para encarar o trânsito em algumas das vias principais. Pensando nisso, o vereador Alessandro Guedes retomou um movimento iniciado pelo mandato há três anos em busca de acabar com problema histórico na região. O parlamentar lançou em 2019 um abaixo-assinado (agora retomado) que pretende entregar ao prefeito Ricardo Nunes solicitando obras e intervenções viárias.
“Defendemos a construção de uma via pública no entroncamento da Avenida Jacu Pêssego com as Ruas São Teodoro, Agrimensor Sugaya e Cristovão de Salamanca para desafogar o trânsito intenso no local. Outras frentes de luta são: a Alça de Acesso no Farol da Porteira do 15/Rua Coroa de Frades (Vila Progresso/Radial Leste) e um semáforo
na Rua José Pinheiro Borges com a Entrada da Avenida Lara Campos e Avenida Osvaldo Valle Cordeiro, Morubixaba e Avenida Alziro Zarur (Parque Savoy City)”, explica.
Diariamente, os motoristas perdem mais de uma hora nesses percursos entre a ida e a vinda do trabalho. Além disso, pedestres e moradores também sofrem com o receio de acidentes, poluição e barulho.
“Em julho, me reuni com o prefeito Ricardo Nunes para falar do nosso movimento e cobrar medidas. Ele se comprometeu a retomar a pauta e disse que iria tratar disso com o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras Marcos Monteiro. Queremos chegar a 10 mil assinaturas e assim, termos força para pressionar a Prefeitura a solucionar o grande gargalo desses três acessos”, cita Alessandro Guedes.
Luta antiga – O vereador inclusive já havia apresentado e aprovado na Câmara Municipal um Projeto de Lei (nº 213/15) propondo a solução para o caso. O projeto foi vetado por João Doria, na época o prefeito da capital. O projeto defendia a abertura de uma via pública entre as Ruas Cristovão de Salamanca e Agrimensor Sugaya. A causa foi retomada em 2019 com o falecido Bruno Covas à frente da Administração, mas não avançou.
O abaixo-assinado pode ser assinado pelo seguinte link: https://chng.it/BYDWHyGM.