A primeira foi realizada em 29 de abril e a segunda no último dia 8. O parlamentar fala em avanços. A demanda foi trazida por moradores e lideranças de São Mateus, Parque São Rafael e adjacências, que denunciam aumento de doenças respiratórias e de casos de Tireoide de Hashimoto, além de forte odor, fuligem preta e barulho ensurdecedor entre as cidades de Santo André, São Paulo e Mauá. Estudos apontam incidência cinco vezes maior da doença autoimune no entorno do Polo.
A audiência agregou novos atores à luta. “O grupo entrou em uma nova estratégia, onde iremos buscar junto à Comissão de Meio Ambiente da Câmara parceria com consultoria especializada para bancar nova pesquisa que valide as anteriores. Queremos juntar elementos suficientes para nortear ações efetivas a fim de achar uma solução efetiva”, afirma Alessandro Guedes, vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente. Dessa vez, até o Cofip, Comitê representante das empresas do Polo Petroquímico, que não havia participado da audição passada, compareceu.
A situação de abandono do Parque do Carmo em Itaquera também foi tema de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente no último dia 2. Participaram representantes do Executivo, do conselho gestor do Parque do Carmo e a população interessada em debater as possíveis melhorias de infraestrutura no local.
PROJETOS – Entre os projetos em tramitação, Alessandro Guedes destaca:
Obrigatoriedade da apresentação da CARTEIRA DE
VACINAÇÃO MUNICIPAL comprovando a imunização contra a Covid 19 na cidade de São Paulo; Implantação de Frente Parlamentar de fiscalização e acompanhamento em todas as fases da vacinação contra a Covid-19; Criação de programa de incentivo ao trabalho e requalificação profissional – TRABALHANDO NA PANDEMIA (Frente de Trabalho); Isenção por conta da pandemia em 2020 dos preços públicos que os feirantes são obrigados a pagar todo ano a Prefeitura; Projeto de Resolução que cria a Frente Parlamentar em Defesa do Esporte e do Futebol de Várzea na Cidade de São Paulo; Projeto que dispõe sobre o funcionamento das feiras livres na capital paulista; Frente Parlamentar em defesa da Unifesp Leste (Av. Jacu Pêssego/Itaquera) em conjunto com o vereador Donato.
OBRAS – Na Cidade Líder, a Arena Paraíba ganhou alambrados e melhorias nos acessos e playground. Na Vila Carmosina, Itaquera, o CDC Areião recebeu nova iluminação. No Conjunto José Bonifácio (COHAB 2), a reforma da Praça na Avenida João Batista Conti foi finalizada com equipamentos de ginástica, playground e quadra com grama sintética. O Jd. Vila Nova (A.E. Carvalho) ganhou nova área de lazer. Na Vila Nova Itaim, no Itaim Paulista, entregou a nova quadra esportiva. O espaço revitalizado recebeu academia de ginástica e playground.
Melhorias em infraestrutura urbana – Também houve avanços na instalação de luz regularizada, iluminação pública e água potável em comunidades como Araguaia e Jardim Elizabeth II em São Mateus e Paiolzinho e Comunidade Benfica na Cidade Tiradentes.
MAIS SAÚDE – Foi aberta a licitação das novas sedes das UBSs da Vila Cosmopolita/Itaquera e do Jardim da Conquista em São Mateus. Na Gleba do Pêssego, moradores comemoram o fim da erosão nas Ruas Quadrinhas de Amor e Rio Tefé.
ABAIXO-ASSINADO – Este ano, retomou o movimento para desafogar o caótico trânsito em três das principais vias de acesso de Itaquera através de abaixo-assinado e ações junto à Prefeitura.
ENCHENTES – Há quase quatro anos iniciou a luta para ajudar famílias do Itaim Paulista, Vila Seabra/Jardim Helena, Vila Aimoré e Chácara Três Meninas a acabar com as enchentes. Finalmente teve início as obras de proteção e contenção da margem do Córrego Lajeado na Vila Seabra. A Prefeitura está fazendo intervenções na Rua Serra do Grão Mogol, no trecho entre a Travessa Tomás Liberti com a Rua Cordão de São Francisco.
CPI DA PIRATARIA – No Legislativo, foi eleito vice-presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pirataria, que tem analisado e investigado a evasão fiscal, sonegação, pirataria e a falsificação na capital.
ENERGIA SOLAR – Tem participando de discussões sobre Energia Solar Fotovoltaica em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Unifesp Leste, tendo em vista o alto custo da luz. “Estamos firmando parceria para projeto piloto na Unifesp”, afirma.
Para 2022 – Concretizar a pavimentação asfáltica e trazer equipamentos de lazer a comunidades como Jacupeval (Itaquera), asfalto para a Rua Canto da Serra (Guaianases) e destinar emenda parlamentar para mais investimentos em esporte, lazer, saúde e qualidade de vida na periferia, além de ter os projetos em tramitação aprovados, são algumas das metas para 2022.
“Desejo a todos boas festas, que possam comemorar a passagem desse ano tão difícil, mas com cuidado, responsabilidade e consciência. Se Deus quiser, vamos vencer essa pandemia, retomar o crescimento, a saúde e a paz. Dias melhores virão”, declara.