A primeira reunião da CPI da Poluição Petroquímica na Câmara de São Paulo teve aprovação de 25 requerimentos

PUBLICIDADE
Reportagem Vanessa Oliveira - fotos Roberto Alves Nesta quinta-feira (12/5) foi realizada a primeira reunião ordinária da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Poluição Petroquímica na Câmara Municipal de São Paulo, proposta e presidida pelo vereador Alessandro Guedes (PT).
PUBLICIDADE
Membros da Comissão presidida pelo vereador Alessandro Guedes

Na primeira fase, os parlamentares que compõem o colegiado debateram como se efetuarão as investigações e a atuação da Comissão. Além disso, foram aprovamos 25 requerimentos com solicitações de informações a vários órgãos públicos, no sentido das entidades acompanharem e colaborem com os trabalhos, bem como convites para as primeiras audições.

“Nesta primeira fase iremos convidar as pessoas que podem ajudar a esclarecer o motivo da criação dessa CPI; após isso, a proposta é dialogar com a população da região afetada”, esclarece Alessandro Guedes.

“Também chegará a hora de convidarmos os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização na região. Em outro momento, iremos ouvir os representantes das empresas do complexo industrial, com a finalidade de saber qual é o projeto de modernização do parque fabril, caso haja”, sublinha.

De acordo com o parlamentar, a Comissão pretende buscar elementos. “Se estiver claro que eles (indústrias) poluem, iremos agir com as ferramentas disponíveis para proteger a saúde da população local”, ressalta o presidente da Comissão.

Já a vereadora Sandra Tadeu (UNIÃO), sub-relatora da CPI, que também é médica, sugeriu a criação de um canal por onde seja possível receber notícias de pessoas que tenham algum tipo de doença que esteja vinculada ao Polo Petroquímico.

A reunião foi conduzida pelo presidente da CPI da Poluição Petroquímica, vereador Alessandro Guedes (PT). Também participaram o vice-presidente, vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL), o relator, vereador Faria de Sá (PP), a sub-relatora, vereadora Sandra Tadeu (UNIÃO), e o vereador Xexéu Tripoli (PSDB), membro.

    O QUE É A CPI DA POLUIÇÃO PETROQUÍMICA

A CPI da Poluição Petroquímica pretende investigar denúncias sobre a poluição e a contaminação ambiental no entorno do Polo Petroquímico de Capuava, região do ABC paulista, que possam estar afetando a saúde de moradores de bairros da Zona Leste da capital próximos ao Polo.

As reuniões da CPI da Poluição Petroquímica são realizadas às quintas-feiras a partir das 10h. O próximo encontro será no dia 19/5.

PUBLICIDADE

Deixe um Comentário