No dia 14 de maio de 2022, sábado, aconteceu uma ação de revitalização na Praça Padre Rossetti – entre as ruas Bacabal, Catende e Cratéus, próximo à estação de metrô Artur Alvim. Tratou-se de uma iniciativa de responsabilidade social da Escola AE Carvalho (situada perto da área verde), em parceria com a Prefeitura de São Paulo/Subprefeitura Penha.
Marcaram presença na ocasião: membros do estabelecimento de ensino (funcionários; alunos e seus pais); moradores vizinhos ao espaço verde; grafiteiro André da Silva França, conhecido como “André CCCU” (Coletivo Cultural Cenário Urbano); representantes da Subprefeitura Penha: Flavio Ricardo Sol (subprefeito); Edison de Deus Xavier (coordenador da CPDU – Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano); Wanderley Muniz Ferreira (coordenador de governo local); Suzana Bruno (supervisora de limpeza pública).
Equipes do poder público municipal executaram os seguintes serviços na praça: capinação; limpeza; manutenção dos equipamentos; poda de árvore; plantio de mudas ornamentais. O artista “André CCCU” fez grafites nas paredes da quadra esportiva. Integrantes da Escola AE Carvalho e moradores locais, unidos em mutirão, pintaram bancos e também a calçada, que ganhou um jogo da amarelinha. “Criamos uma ‘calçada brincante’, ou seja, um lugar onde as crianças podem brincar”, explicou a diretora da instituição de ensino, Juraci Maria Cordeiro Rodrigues. A criação teve o apoio do subprefeito Flavio Ricardo Sol, que declarou: “Brincadeiras lúdicas incentivam o desenvolvimento cognitivo, e a vida social dos pequenos”.
Na Escola AE Carvalho, o estudante Caio Alencar Santana, 9 anos, cursa o 4º ano do ensino fundamental 1. Ele estava acompanhado pela mãe, a professora da rede pública Telma Alencar de Barros Santana, 46 anos. “Ações de responsabilidade social, fazem a diferença na vida de todos os envolvidos nelas”, afirmou Telma. Quem também estuda no 4º ano do ensino fundamental 1, é Breno Rocha Arruda Anastácio, 8 anos, que foi com o pai, o analista de sistemas Rafael Arruda Anastácio, 37 anos. “Vivemos em um tempo de individualismo. Participar de uma força-tarefa é aprendizado para os alunos”, disse Anastácio. A estudante Mariana Azevedo Ferreira, 4 anos, está na educação infantil. Seu pai, o funcionário público Rodrigo Lagoas Ferreira, 36 anos, marcou presença e falou: “A renovação desta área verde é uma contribuição para o bairro. Que isto sirva de exemplo para outros estabelecimentos de ensino”.
A aposentada Rosemary Aparecida do Nascimento Cirino, 62 anos, mora em frente ao espaço verde há mais de seis décadas. Ela acompanhou a revitalização e declarou: “Essa é a primeira vez que o local recebe um cuidado de destaque”. Dois vizinhos de Rosemary também compareceram – a estudante Cacilda Amália de Lemos Vicente, 69 anos, e o taxista André Ricardo, conhecido como “Juruna”, 50 anos.
Um evento para inauguração da renovação da praça será promovido pela Escola AE Carvalho. Irá acontecer no dia 28 de maio, sábado, das 10h ao meio-dia. Já no dia 25 de junho, sábado, a instituição de ensino fará uma festa junina na área verde. “Toda a comunidade está convidada”, finalizou a diretora, Juraci Maria.
Escola AE Carvalho – educação infantil e ensino fundamental 1. Endereço: rua Patativa nº 455, bairro Cidade Antônio Estevão de Carvalho (Cidade AE Carvalho). É possível ir a pé da estação de metrô Artur Alvim, até o estabelecimento de ensino. Telefones: (11) 2280-4584 / (11) 96602-8451 – WhatsApp da diretora, Juraci Maria Cordeiro Rodrigues.