A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu um passo histórico para a ciência brasileira ao autorizar o início dos testes em humanos da Vivaxin, a primeira vacina do mundo desenvolvida especificamente para combater a malária causada pelo parasita Plasmodium vivax. O imunizante, que utiliza tecnologia integralmente nacional, promete ser um divisor de águas no controle da enfermidade, que ainda representa um desafio de saúde pública significativo no país.
O projeto é conduzido pelo Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para viabilizar as etapas de ensaios clínicos, que compreendem as fases I, II e III, o Ministério da Saúde destinou um aporte de R$ 12 milhões. A iniciativa busca preencher uma lacuna global, já que os imunizantes disponíveis atualmente no mercado internacional foram desenhados para o Plasmodium falciparum, espécie predominante no continente africano, mas que não é a principal causadora das infecções nas Américas e na Ásia.
Segurança e metodologia dos ensaios clínicos
A fase I do estudo clínico tem como foco principal a avaliação da segurança do imunizante, monitorando possíveis reações adversas e a capacidade da vacina em estimular uma resposta imunológica eficaz. O protocolo contará com a participação de 48 voluntários, homens e mulheres com idades entre 18 e 59 anos, que não possuam infecção prévia pelo parasita. O acompanhamento desses indivíduos será rigoroso, estendendo-se por um período de 360 dias.
Este avanço é considerado um marco científico, especialmente diante dos números recentes da doença. Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 118.037 casos de malária apenas em 2025. A expectativa é que a tecnologia brasileira possa oferecer uma nova estratégia de prevenção, reduzindo a carga da doença sobre o sistema de saúde e protegendo populações em áreas de risco.
O impacto da malária no cenário nacional
A malária é uma doença infecciosa transmitida pela picada de fêmeas infectadas do mosquito Anopheles, popularmente conhecido como mosquito-prego. O parasita se prolifera com maior intensidade em horários de crepúsculo, ao amanhecer e ao entardecer. É fundamental ressaltar que a enfermidade não é contagiosa; a transmissão ocorre exclusivamente através da picada do vetor, e não pelo contato direto entre pessoas.
Embora a maior parte dos registros brasileiros esteja concentrada na região amazônica — abrangendo estados como Amazonas, Pará, Rondônia e Acre —, o Ministério da Saúde faz um alerta importante para o restante do país. Nas regiões extra-amazônicas, o número de casos é significativamente menor, mas a taxa de letalidade tende a ser superior, exigindo atenção redobrada das autoridades sanitárias e dos serviços de diagnóstico para evitar diagnósticos tardios.
A persistência do parasita no organismo humano, caso não haja tratamento adequado, pode transformar o paciente em uma fonte de infecção por longos períodos. Por isso, a busca por uma imunidade eficaz, que vá além da proteção parcial observada em indivíduos que contraem a doença repetidamente, é a prioridade dos pesquisadores da UFMG. O Fato Paulista segue acompanhando de perto os desdobramentos desta pesquisa e o avanço da ciência nacional em prol da saúde pública. Continue conosco para se manter informado sobre as principais descobertas e notícias que impactam o Brasil.




