A Ecourbis Ambiental está ampliando os seus esforços com foco em educação e conscientização ambiental da população. Além das ações que fazem parte do Programa Verde de Perto, que contempla visitas de estudantes em unidades da Concessionária, como o Aterro Sanitário CTL – Central de Tratamento de Resíduos Leste, Central Mecanizada de Triagem – CMT Carolina Maria de Jesus e ETV – Estação de Transferência Vergueiro, a Concessionária tem participado de diferentes eventos promovidos pela Prefeitura de São Paulo relacionados direta ou indiretamente com a gestão de resíduos e limpeza urbana.
Em 25 de março, por exemplo, a empresa marcou presença no seminário “Mobilidade Sustentável – O papel do Biometano no transporte público de São Paulo”, que a Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (Seclima) promoveu na Praça das Artes, no centro da cidade. Além de levar um de seus caminhões compactadores movidos a biometano para que os participantes do seminário e a imprensa comprovassem que a utilização desse combustível na área de limpeza urbana já é uma realidade na capital paulista, o superintendente de Engenharia da Ecourbis, Ednei Rodrigues, foi um dos palestrantes. Ele relatou a experiência da Concessionária em torno da utilização do biometano.
Na abertura do Seminário, o prefeito Ricardo Nunes frisou que o biometano tem sido definido como o “combustível do futuro”, pois reduz de maneira expressiva a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), e lembrou que na semana anterior, em 17 de março, a Ecourbis tinha apresentado 22 novos caminhões compactadores, todos movidos a biometano, reduzindo imediatamente o consumo de óleo diesel em 65 mil litros por mês. O prefeito destacou, ainda, que até outubro deste ano a Ecourbis deverá incorporar à sua frota mais 100 caminhões movidos a biometano, contribuindo de forma efetiva para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Alguns dias depois, em 29 de março, a Ecourbis esteve presente em mais um evento promovido pela Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (Seclima), mas desta vez em comemoração ao Dia Mundial da Água, realizado no Parque Praia do Sol, na Represa de Guarapiranga. Na ocasião, orientadores de educação ambiental da Concessionária distribuíram mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e conversaram com quem esteve no local sobre a importância de separar os resíduos comuns e recicláveis e como checar os dias e horários que os serviços de coleta são realizados. A propósito das mudas de árvores da Mata Atlântica, é importante destacar que elas são cultivadas pela própria Concessionária, no Viveiro EcoÍris, que existe desde 2009.
Durante o evento na Represa de Guarapiranga, o secretário José Roberto Nalini, da Seclima, e a secretária de Relações Internacionais, Angela Gandra, estiveram na Tenda de Educação Ambiental da Ecourbis para ter mais informações sobre o trabalho de conscientização que é desenvolvido pela Ecourbis, elogiando a iniciativa.
Em outra frente, voltada para o campo social, agora em abril a Concessionária está promovendo uma campanha para conscientizar as pessoas sobre o autismo. Para tanto, a empresa customizou e adesivou toda a sua frota de caminhões compactadores utilizados na coleta de resíduos com a identidade visual da campanha “Abril Azul – Mês de Conscientização do Autismo”.
Mundialmente, em 2 de abril é celebrado o Dia de Conscientização do Autismo, com diferentes iniciativas ao redor do globo sendo promovidas para estimular o apoio e inclusão dessas pessoas. No Brasil, onde as estimativas são de que existem aproximadamente 2 milhões de autistas, os esforços em torno do processo de conscientização perduram todo o mês, com a instituição do “Abril Azul”.
Durante a “6ª Caminhada Conscientização do Autismo”, realizada em 6 de abril, no Memorial da América Latina, um dos veículos ficou exposto no local, contribuindo ainda mais para destacar a importância do apoio e inclusão de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como de seus familiares.
Nos próximos meses, a Ecourbis organizará outras ações com foco em educação socioambiental, com informações à população sobre as novas tecnologias para tratar e valorizar os resíduos que cada um gera.
LEIA TAMBÉM: Comprou pela internet, separe o material reciclável – Fato Paulista