28/11/2024 – Para explorar o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e as práticas pedagógicas efetivadas nas escolas municipais, a Prefeitura de São Paulo realiza o VII Congresso de Educação, que traz como tema “Conectar Saberes para a Prática”. O prefeito Ricardo Nunes participou da abertura do congresso nesta quarta-feira (27) no Distrito Anhembi e destacou os avanços da capital na área da Educação e os planos para o setor, como a ampliação do número de escolas em período integral.
“Esse congresso é um momento para a gente fazer uma avaliação e a preparação da melhora dos nossos professores, da nossa equipe da Secretaria Municipal de Educação, uma rede que tem mais de 1 milhão de alunos”, disse Ricardo Nunes.
O prefeito citou destaques importantes na educação pública municipal, como a fila de creche zerada pelo quarto ano consecutivo e o aumento do número de salas digitais. “Passamos de 12 mil salas digitais, que ajudam muito no trabalho dos professores no dia a dia. Além disso, melhoramos a questão da alimentação, do transporte escolar gratuito, que atende 150 mil alunos. Também reformamos vários equipamentos, temos 58 CEUs, vamos entregar mais 12 e fazer mais. Enfim, um conjunto de ações superimportantes”, destacou.
O prefeito falou ainda sobre a valorização dos profissionais. “Vamos continuar valorizando nossos profissionais. Nós chamamos mais de 15 mil profissionais do concurso público. Desses, 10,5 mil são professores. Fizemos a correção do piso salarial de 44% dos professores e a correção dos nossos professores da rede conveniada”, enumerou o prefeito.
O encontro, que acontece pela segunda vez após uma pausa de 17 anos, tem como objetivo promover a reflexão qualificada em torno dos conceitos orientadores do Currículo da Cidade: equidade, educação inclusiva e integral, sendo uma ampla ação formativa para os educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
O secretário de Educação, Fernando Padula, ressaltou a potência da rede municipal, destacando os profissionais e os materiais que os alunos têm à disposição. “Nosso objetivo é garantir o direito de aprendizagem de bebês, crianças, jovens e adultos. Uma criança que não se alfabetiza não vai conseguir progredir na vida. Só com a Educação que vai conseguir romper o ciclo da pobreza”.
Serão três dias de trocas de experiências e vivências entre os profissionais dos diferentes territórios da cidade, com um público estimado de aproximadamente 9 mil profissionais, entre docentes, gestores escolares e profissionais da equipe de apoio.
Maria Rehder, oficial de projetos da UNESCO do Brasil, agência das Nações Unidas, ressaltou o pioneirismo da cidade. “São Paulo tem sido uma vitrine de implementação dos ODS, os objetivos de desenvolvimento sustentável, no currículo, um trabalho baseado em direitos humanos. Esse congresso materializa uma força brasileira que serve de inspiração para o mundo”, destacou a especialista.
Segundo ela, os exemplos da capital são referências em todos os lugares, principalmente no que se refere aos documentos curriculares e didáticos voltados aos povos indígenas e educação antirracista. “Não posso deixar de registrar, também, a participação dos estudantes e o fortalecimento de diagnósticos que fizemos dos Grêmios, bem como as ações ativas, como o Programa Imprensa Jovem, que foi premiado pela Unesco no mundo como boa prática de alfabetização. São Paulo é uma das maiores redes e os resultados extrapolaram fronteiras e o que era esperado em termos de número ganhou vida e transformou realidades”.
Entre a programação estão previstas conferências com especialistas de renome na área educacional, mesas redondas com reflexões sobre equidade e educação inclusiva com gestores e pesquisadores de referência, rodas de conversa e oficinas práticas, entre outros.
Podem participar do Congresso de Educação os profissionais da educação que atuam nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino da capital, nas Diretorias Regionais de Educação (DREs), nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), na Secretaria Municipal de Educação (SME) e profissionais convidados.
Destaques da programação
No dia 27 de novembro, a partir das 9h30 no espaço “Cidade Leitora” acontecerá a palestra “Inclusão em cena: narrativas no contexto educacional” com o educador Rodrigo Mendes. Já às 10h30, a Conferência de formação contará com o escritor espanhol Francisco Imbernón.
No dia 28 de novembro, a partir das 9h30 no espaço “Cidade Leitora”, a escritora brasileira Socorro Acioli fala sobre “Narrativas que transformam o papel da escrita literária”. Às 10h30, o pesquisador Gandhy Piorski debate sobre “o brincar, a infância e a natureza”.
Já no dia 29 de novembro, acontece a cerimônia de premiação “Educador em Destaque”, com 20 profissionais homenageados em várias categorias: Apoio Emérito, Analista Emérito, Gestor Emérito, Nutricionista Emérito, Professor Emérito e Professor em Destaque.
Criado em 2009, o prêmio reconhece o trabalho dos educadores, exaltando experiências pedagógicas que contribuam para o constante aprimoramento da educação no Município. Em 2019, passou a reconhecer também as boas práticas dos Analistas de Esporte e Biblioteca e Quadro de Apoio, e, em 2023, a homenagem se estendeu aos Gestores e Nutricionistas da nossa Rede.
Serviço
Congresso de Educação
Data: 27, 28 e 29 de novembro
Horário: 8h às 18h
Local: Distrito do Anhembi