18/10/2024 – A Enel acumulou um total de 120.525 processos judiciais de 2020 a 2024, o que revela uma série de demandas e contestações por parte dos consumidores em relação aos serviços prestados pela empresa.
Além disso, o perfil mais frequente dos processos são por:
– Fornecimento de energia elétrica: 27.797 processos
– Indenização por dano moral: 35.523 processos, divididos em:
– Indenização por dano moral, de forma geral: 9.434
– Responsabilidade da administração: 8.919
– Responsabilidade do fornecedor: 6.770
– Indenização por dano material: 8.656 processos, divididos em:
– Indenização por dano material (geral): 4.784
– Responsabilidade do fornecedor: 3.872
Além disso, 5.456 processos foram por obrigação de fazer.
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Diante desse cenário, esta pauta propõe uma reflexão sobre a situação da falta de energia em São Paulo, à luz dos dados processuais da Enel, e levanta questionamentos sobre a eficiência e qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias de energia, mesmo em condições adversas como as chuvas intensas.