27/09/2024 – Em continuidade a série de análises sobre as chapas de vereadores dos partidos para as eleições de 6 de outubro em São Paulo, o Portal de Notícias Fato Paulista aborda hoje duas legendas que compõem a coligação que apoia a reeleição do prefeito Ricardo Nunes: Podemos e União Brasil.
Em uma breve análise das duas relações tudo poderia ser o mais do mesmo de outros partidos: candidatos a reeleição, artistas, supostas celebridades, ex-vereadores tentando voltar, profissionais das mais diversas áreas, militares e pastores, mas um fato em particular diferencia estes dois partidos de todos os demais (inclusive que apoiam outros candidatos a prefeito). Tanto União Brasil como o Podemos apresentam dois candidatos que literalmente “viraram a casaca”, mas um dos candidatos “tenta desvirar”, o que já podem ser tarde demais.
No União Brasil, o combativo vereador Rubinho Nunes que trava batalha contra os pancadões e mantinha papel de destaque na gestão Ricardo Nunes, assumiu publicamente estar apoiando o ex-coach, as vezes anedotista, o irrequieto Pablo Marçal. Pior, Rubinho Nunes angariou apoios significativos de grandes lideranças sociais e religiosas do extremo leste. De acordo com o vocabulário popular, o vereador “arrastou” seus apoiadores para a “nau a deriva” chamada Pablo Marçal. Resta saber se a embarcação marçalista chegará ao seu destino, ou quebrará em alguma pedra ou iceberg. É esperar o abrir das urnas! Situação difícil para seus apoiadores.
Quem também flertou com a “virada de casaca”, inclusive tecendo adjetivos nada elogiosos ao prefeito Ricardo Nunes, é a jornalista Joice Hasselmann. Bem articulada e profunda conhecedora da política, trabalhou em grandes veículos de abrangência nacional, mas foi na rádio Jovem Pan de São Paulo que ganhou notoriedade durante a operação Lava Jato, tanto que na onda bolsonarista de 2018 foi eleita deputada federal com mais de 1 milhão de votos. Polêmica, virou oposicionista do governo que ajudou a eleger. Novamente ganhou notoriedade nacional quando apareceu na mídia, ‘fora de forma” e com o olho roxo. Aliás, história jamais explicada. Tentou a reeleição a deputada em 2022 e viu sua expectativa frustrada com pouco mais de 13 mil votos.
Agora ressurge, repaginada e tenta ser vereadora, já polemizou, declarando ao UOL: “O meu voto é do Marçal”. Mas estranhamente em seus últimos vídeos não tem pedidos votos ao seu polêmico candidato. Estaria tentando desvirar a casaca?
“Joice e Rubinho a parte”, seguimos com a análise. O União Brasil conta hoje com 7 vereadores na Câmara Municipal: o próprio Rubinho Nunes, além de Adilson Amadeu, Eli Correa, Milton Leite, Ricardo Teixeira, Reinaldo Digilio e Xexéu Tripoli. Apenas Milton Leite não tenta a reeleição, mas já lançou um sucessor: Silvão Leite, que atua com o mesmo discurso de seu criador. Foca nas escolas de samba, futebol de várzea e as periferias. Deve ser eleito com tranquilidade, pois leva às costas a marca “Leite”.
LEIA TAMBÉM: Fora do protagonismo, PT lança chapa eclética até com Maluf – Fato Paulista
Os outros 6 devem ser reeleitos com destaque para Ricardo Teixeira que além de atuar na mobilidade e no trânsito, suas principais marcas, tem atuado, a exemplo de Milton Leite, junto as escolas de samba. Milton Leite atua junto a Liga das Escolas de Samba de Paulo e Teixeira atua junto a UESP – União das Escola de Samba Paulistanas, entidade que congrega dezenas de agremiações.
A bancada do União deve aumentar pois lançou outros nomes de peso que tem chances de ser eleitos. A apresentadora e protetora dos animais, Luisa Mel seria uma das “puxadoras de voto”, mas acabou desistindo. Outros nomes de peso, devem ser eleitos como: o jornalista Adriles Jorge, a médica Nice Yamaguchi. Adriles se notabilizou durante a Lava Jato e como bolsonarista convicto, já Yamaguchi se destacou durante a pandemia.
Considerado o “Milei brasileiro” o economista e auto proclamado filósofo, Paulo Kogos, aposta em um visual semelhante ao presidente da Argentina Javier Milei e deve ser bem votado. Na eleição de 2022 para deputado alcançou pouco mais de 30 mil votos.
E entre as supostas celebridades está uma ex-esposa, Zilu Camargo, ex de Zezé di Camargo, compositor e intérprete de dezenas de sucessos, mas dela o que realmente se sabe é o fato de “ser ex-esposa”.
Já o Podemos, partido capitaneado pela deputada federal Renata Abreu, conta hoje com dois vereadores: Danilo do Posto e o médico e já veterano vereador Dr. Milton Ferreira, com chances reais de ser reeleito.
O Podemos, surgiu através do antigo PTN, fundado pelo radialista e empresário José de Abreu, fundador do CTN – Centro de Tradições Nordestinas. Depois se tornou Podemos e hoje é chamado de PODE. A deputada Renata Abreu filha de José Abre é o grande nome do partido nacionalmente. O partido aposta suas fichas na candidatura do esposo da parlamentar, Gabriel Abreu que tem aparecido bem no horário gratuito de televisão. O Podemos pode ser considerado o “nanico” prestes a virar gigante, pois conta também com a já citada Joice Hasselmann com chances de ser eleita, além dos ex-vereadores Abou Anni e Marcelo Aguiar, além ainda da ex-deputada Keiko Ota, que também tenta ser vereadora, nesta eleição ela tirou o Keiko e registrou apenas OTA. Deve fazer entre 5 e 6 cadeiras.
O ex-vereador Camilo Cristofaro teve a sua candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral.
Abaixo a lista completa de candidatos dos dois partidos PODEMOS e União Brasil
UNIÃO BRASIL
Adilson Amadeu
Adrilles Jorge
Amanda Vettorazzo
André Soares
Bruno Tatuapé Conceito
Capitão Alisson
Cesar Azevedo
Dirceu Caramaschi
Douglas Garcia
Dra Nise Yamaguchi
Edilene Lura
Eli Corrêa
Fernanda Alves
Gari Ester Lopes
General Peternelli
Guilherme Correa do Salve
Heitor Alves
Juan Soto
Júlio Rodrigues
Kekinha Buda
Léia Chieza
Luisa Mell
Mallu Mattos
Nany Rodrigues
Pastora Sandra Alves
Paulo Andrade
Paulo Kogos
Pri Tapia
Renato Battista
Ricardo Teixeira
Rinaldi Digilio
Roberta do Transporte
Rodolfo Despachante
Rubinho Nunes
Silvão Leite
Silvinho
VIVI Caputt
Xexéu Tripoli
Yudi Watanabe
Zilu Camargo
PODEMOS
Abou Anni –
Adilon Santos
Adriano motoboy
Advogado Ewerton
Advogado Pastor Robertobarbosa
Ale Marques
Ana Carolina Oliveira
Beth da Comunidade
Beto do Social –
Bioto Npn
Caio Cabeleira
Caio Clementi
Camilo Cristofaro
Capitão América de Paula
Carmem Portela
Daniel José
Danilo do Posto de Saúde
Deycon Silva
Dj Vadão da Toco
Dr. Milton ferreira
Dr. Walmir Rigueira
Enfermeira Maria Lúcia
Fiscal do Povo Wellington
Gabriel Abreu
Joice Hasselmann
José Azevedo – O Zé do Bode
Kako Novelli
Karolina Oliveira
Kelly do Basquete
Kenji Palumbo
Kuka
Leandro Freitas
Luana Takada
Marcelo Aguiar
Márcia Faria
Marcus Vinicius Pujol
Maria Paula
Ota –
Pastora Ana
Professor Alex Pastel
Professor Zé Carlos
Regina Machado (da Electril)
Ricardo Fabrízio
Ricardo Holz
Sargento Galesco
Sargento Paulo do Proerd
Soldado Madalhano
Tenente Bispo
Thiago Augusto
Val Dutra Podóloga
Vilani
Vinicius Schaefer
Walter Ciglioni