Os problemas provocados pelo plástico

PUBLICIDADE
Ano após ano, o uso do material tem aumentado de forma expressiva, e uma grande parte tem sido destinada de forma inadequada, provocando impactos cada vez mais severos ao meio ambiente
plástico
PUBLICIDADE

26/08/2024  – O consumo excessivo de uma infinidade de produtos feitos de plástico tem aumentado o grau de preocupação, tanto em relação aos itens de uso único, como copos descartáveis e mexedores de café, entre outros; quanto com aqueles que, mesmo podendo ser reaproveitados ou reutilizados em casa, acabam descartados em locais inadequados. O ideal, e esperado das pessoas com senso de cidadania e dispostas a contribuir com o meio ambiente, é encaminhar esses materiais para a coleta seletiva.

plástico

O crescimento no uso e descarte do plástico traz preocupações relacionadas ao futuro do planeta. A cada ano, de 8 milhões a 12,7 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos do planeta, e as projeções indicam que a quantidade pode triplicar até 2040.

 

Para quem quer ajudar a minimizar esse problema, a primeira dica é separar os itens de plástico para reciclagem. Quando isso não for possível, é importante descartá-los corretamente, ou seja, nunca jogar em vias públicas. Nunca descarte um item de plástico – ou qualquer outro material –, seja uma embalagem de bala, um copinho de café, canudo ou mesmo um mexedor de suco, nas ruas, nas praias, em piqueniques na natureza. O descarte correto evita que os itens atinjam tubulações, rios e, finalmente, mares e oceanos.

plástico

Em breve não bastará discutir apenas o descarte correto, mas também pensar em maneiras de reduzir o volume de lixo que produzimos todos os dias. Por essa razão, a recomendação é que devem ser implementados em todo o mundo, com urgência, “mecanismos que melhorem as condições econômicas da reciclagem e forneçam fluxos de financiamento estáveis com contribuições justas da indústria”, como a responsabilidade estendida do produtor e outras iniciativas.

A busca da inovação deve ser constante na direção de novos modelos de negócio, design de produtos, materiais, tecnologias e sistemas de coleta, com o objetivo de acelerar a transição para uma economia circular.

 

Hoje, faça a sua parte separando os materiais recicláveis do lixo orgânico e confira os dias e horários em que as coletas domiciliar e seletiva são realizadas em seu endereço antes de colocar os sacos na calçada. Nas zonas sul e leste de São Paulo, esses serviços são realizados pela EcoUrbis e é possível checar as informações no site www.ecourbis.com.br, clicando no botão “horário  da coleta”.

 

PUBLICIDADE

Deixe um Comentário