O Dia da Liderança Jovem é uma realidade na cidade de São Paulo. Mas ainda há muito o que se fazer por esta parcela da população, muitas vezes discriminada, as vezes deixada de lado, outras encarada apenas como números e estatísticas. Mas há 25 anos na cidade de São Paulo é comemorado o Dia da Liderança Jovem, muito mais que uma homenagem, mas um grande incentivo, para que outros jovens se espelhem nos homenageados, pois o bem tem que ser divulgado e sempre lembrado!
O Dia da Liderança Jovem é uma realidade na cidade de São Paulo graças ao professor Emerson Nunes, ativista social, jornalista, escritor, enfim um idealista do bem. Ainda jovem nos anos 90, mas já com o merecido destaque, procurou o então vereador Osvaldo Eneas levando a ideia. Rapidamente o parlamentar aceitou encampar a inciativa e assim, de gabinete em gabinete, de vereador em vereador, Emerson correu para que o projeto fosse
aprovado.
O tempo passou, entre os jovens homenageados, durante estes 25 anos, muitos se tornaram profissionais qualificados, respeitados e – sobretudo – sabedores que o bem sempre vence.
Na quinta feira dia 27 de junho, um grande e seleto público lotou o anfiteatro da Faculdade Paschoal Dantas em Itaquera para solenidade comemorativa em homenagem aos mais novos líderes jovens da cidade de São Paulo. Entre os presentes, professores, intelectuais, artistas, empresários e profissionais liberais, além é claro das grandes estrelas da noite: os homenageados e respectivas famílias.
LEIA TAMBÉM: Fato Paulista entrevista presidente do Elite Itaquerense – Fato Paulista
O evento foi uma sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo proposta pela vereadora Dra. Sandra Tadeu que presidiu a sessão. Vale destacar a abertura que contou com a apresentação do Coral da GCM que protagonizou um show à parte na solenidade.
A Sessão Solene foi oficialmente aberta pela vereadora Dra. Sandra Tadeu que enalteceu o legado do Professor Emerson Nunes em valorizar os jovens, bem como as diversas iniciativas sociais da Associação São Paulo Diferenciado (ASPD), entidade presidida por Nunes e que conta com a também professora Elisangela Souza como vice. A ASPD lista diversas ações de grande alcance social que envolvem habitação, educação, cultura e esportes.
Entre os presentes destaque para o subprefeito de Itaquera, Rafael Limonta, o diretor Etec
Aprigio Gonzaga, professor Jonas Severino, a diretora da ETEC Tereza Nunes de Oliveira, professora Renata Garcia, a diretora da ETEC Itaquera 2, professora Tarsila Santiago, entre diversas outras personalidades da Educação e Cultura que marcaram presença. Também prestigiou o evento, o carnavalesco Anderson Paulino, que ainda muito jovem, recém saído, da adolescência ganhou notoriedade nacional como um dos grandes carnavalescos do país, pela Leandro de Itaquera. Ele também é artista plástico e cantor e atualmente é presidente do CDC Tossan no Jardim Camargo Novo, onde desenvolve grande trabalho social e esportivo.
O Governador do Estado de São Paulo Tarcício de Freitas, o prefeito Ricardo Nunes e dezenas de parlamentares enviaram mensagens parabenizando os jovens homenageados e a diretoria da ASPD pela iniciativa.
Alunos de Etecs, jovens que se destacaram durante o ano, apoiadores das iniciativas que enaltecem e apoiam os jovens foram homenageados com o Certificado 25° Edição Dia da Liderança Jovem 2024.
Em entrevista ao Fato Paulista, o professor Emerson Nunes destacou que o evento retrata “a história real de líderes jovens”. Nitidamente emocionado Nunes ressaltou a importância de promover estas lideranças.
“Tenho certeza que num breve futuro, estes jovens constarão em seus currículos profissionais esta homenagem, que de certa forma valoriza e enaltece as suas histórias. Quero muito agradecer a vereador Dra. Sandra Tadeu, a minha diretoria, aos educadores por sempre nos apoiarem. Foi lindo, estou emocionado”, comentou.
O Fato Paulista também ouviu a proponente da sessão solene, vereadora Dra. Sandra Tadeu. “Eu tive a oportunidade de conhecer o professor Emerson o que para mim foi uma honra, hoje é um grande amigo. O Dia da Liderança Jovem é um evento importante que proporciona ao jovem se sentir abraçado e valorizado. O jovem tem que saber a importância que ele tem dentro da sociedade”, comentou
“Fico muito emocionada, principalmente quando se fala em criança, adolescentes e dos nossos jovens. Aqui hoje estamos vendo lideres jovens de vários segmentos como cultura, esporte, educação. No ano que vem se |Deus permitir, estaremos novamente aqui. Isso não pode parar, uma homenagem tão importante como esta. Parabéns professor Emerson Nunes, parabéns diretores da ASPD e, claro, um grande parabéns aos nossos jovens, que merecem homenagens como esta de hoje”, completou.
Outro momento de muita emoção foi quando Emerson Nunes ao lado da vereadora dra Sandra Tadeu entregaram a jovens lideranças, autoridades, educadores e ativistas sociais a Placa Comemorativa ao 25° Ano do Dia da Liderança Jovem. A honraria é expedida pela Câmara Municipal de São Paulo.
Abaixo a lista dos homenageados com a Placa da Câmara Municipal de São Paulo
Vice presidente da ASPD – Associação São Paulo Diferenciado professora Elisangela Souza
Presidente da ASPD – professor Emerson Nunes de Oliveira
Diretor da ETEC Aprigio Gonzaga – professor Jonas Severino da Silva
Diretora da ETEC Itaquera 2 professora Tarsila Oliveira Santiago
Diretora da ETEC Tereza Nunes de Oliveira professora Renata Cristina Garcia
Judoca e ator Salomão Romero
Marcos Vieira – coordenador cultural do Grêmio da ETEC Zona Leste
Diego de Souza Santos – empreendedor e ativista comercial
Raul Santos – empreendedor e ativista cultural
Anderson Paulino– artista plástico, carnavalesco, cantor e presidente do CDC Tossan do Jardim Camargo Novo.
Amanda Tavares – gerente do CEU Abdias Nascimento – Instituto Bacarelli
Marco Antonio Silva – Medonha – assessor parlamentar da vereadora Dra Sandra Tadeu
Kaio Giovanini – guarda civil metropolitano ambiental
Diretoria da ASPD– Associação São Paulo Diferenciado
Eremita Ramos – Movimento de Habitação Popular Leste Forte
Alcina Maria Conceição – Unidos por Arthur Alvim
Stela Aparecida Nunes de Oliveira – Movimento de Mães de Portadores de TEA